Benxi
Av. São Camilo, n. 476, Granja Viana, Cotia-SP
+55 11 4612-1124
CICLO DA ÁGUA
Blog Água Sustentável

Agora que você sabe que tomamos a mesma água que um dinossauro já bebeu um dia, entenda como isso acontece através do ciclo da água! 

O que é o ciclo da água?

O ciclo da água é o processo natural de circulação da água na Terra. A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

Este ciclo, como o próprio nome nos faz pensar, é o movimento da água que ocorre todos os dias, um processo constante. 

A água é encontrada em 3 estados: líquido, gasoso e sólido. No ciclo hidrológico, a água passará do estado líquido para o gasoso, do gasoso para líquido e do líquido para o sólido, ou seja, seu estado irá se alterar de diferentes formas, com a ajuda do meio ambiente.

Quais são as etapas do ciclo da água?

1)  Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO.
2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.
3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.
4) Você sabia que a maior parte da chuva pode nunca chegar ao chão? Grande parte dessa água vinda do céu vai evaporar e o restante vai cair principalmente em florestas e plantas. Uma parte fica nas folhas e copas das árvores, este é o processo chamado INTERCEPTAÇÃO.
5) O solo quando não está impermeabilizado vai contribuir para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo para o subsolo. Assim, este é o processo de INFILTRAÇÃO
6) Depois da infiltração, a água ainda continua se movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO.
7) E por último, mas não menos importante, a água também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.

Você consegue perceber que a água da terra é a mesma desde o seu início? Você pode estar bebendo a água que um dia um dinossauro já bebeu! Seria impossível, mas a quantidade de água desde a época dos dinossauros é a mesma, pois está dentro do Ciclo da Água, o que muda é a sua qualidade. Precisamos usar a água que temos com muita responsabilidade, porque o mundo precisa de água!

Confira mais episódios do Professor Água assim que estiverem disponíveis: https://materiais.aguasustentavel.org.br/professor-agua

Tags: , ,

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *