Benxi
Av. São Camilo, n. 476, Granja Viana, Cotia-SP
+55 11 4612-1124
Por que enchentes acontecem?
Blog Água Sustentável

Rios que transbordam, ruas inundadas, carros sendo levados, casas e cidades cobertas pelas águas. Estes são reflexos das enchentes e inundações que se repetem todos os anos, principalmente nos grandes centros urbanos.

Principais causas de enchentes

As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez. 

Além de problemas estruturais, há também problemas orçamentários municipais, já que essa verba geralmente é escassa (ou mal gerida) para promover eficientes políticas públicas para contenção de enchentes, que acabam levando tudo embora e causando grandes prejuízos. 

Problemas causados pelas enchentes e suas soluções

Outros problemas da “doença das cidades”, como denominou as enchentes o apresentador Jorge Machado em seu programa Arena Livre, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é o assoreamento da drenagem, com redução da capacidade de escoamento de condutos, rios e lagos urbanos e também transporte de substâncias poluentes agregadas ao sedimento, de acordo com o professor e hidrólogo Carlos Tutti.

A vegetação tem papel primordial para retenção das águas das chuvas, com capacidade de reter até 85% do volume de água, porém são cada vez mais escassas nas cidades. Melhoria do sistema de drenagem, galerias e bueiros, soluções estruturais e projetos de construção e recuperação de áreas verdes são imprescindíveis para amenizar os impactos das enchentes. 

Veja mais vídeos lúdicos e divertidos e conheça melhor o Professor Água: https://materiais.aguasustentavel.org.br/professor-agua

Tags: ,

One Reply to “Por que enchentes acontecem?”

março 30, 2020
Reply

[…] Quer saber mais? Confira por que bebemos a mesma água que os dinossauros bebiam e como as enchentes acontecem! […]

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *