Benxi
Av. São Camilo, n. 476, Granja Viana, Cotia-SP
+55 11 4612-1124
Geominas – Brasil é um país com vocação mineral
Blog Água Sustentável

O Brasil é reconhecidamente um país de vocação mineral. O Estado do Pará, especificamente, ocupa atualmente a segunda posição no ranking dos estados produtores de recursos minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais, o maior produtor nacional.  Além disso, a Amazônia, como última fronteira de expansão de atividades econômicas, nesse começo de terceiro milênio, deve incorporar entre 40 e 50 novas frentes de produção mineral, de diversas substâncias – ferro, ouro, bauxita, níquel, cobre, entre tantos outros – configurando áreas que se encontram atualmente em franco processo de desenvolvimento, após definida a viabilidade econômica de ocorrências  minerais que se tornaram jazidas.

Além da mineração dita empresarial existe outra atividade mineral não menos importante, denominada Mineração Social, desenvolvida nas periferias das sedes municipais, por todo o país. Trata-se de uma mineração de pequeno porte, voltada para a produção de materiais de emprego imediato na construção civil –areia, seixo, argila, brita- que contribui significativamente para a geração de emprego e renda.

Atuação profissional na mineração.

A atuação profissional na área de mineração é uma próspera oportunidade de mercado. A área, que representa 4% do PIB brasileiro, hoje exige que o profissional de mineração conheça a legislação relacionada a área, os instrumentos legais e também os procedimentos administrativos para obtenção e gestão dos direitos minerários. 

Em 2001, com implementação de normas internacionais, começou a ser regulamentada a apresentação de projetos de mineração, com diretrizes para coleta de dados e produção de relatórios, metodologias para estudos, qualificações e certidões obrigatórias.

Especialização na área é um oportunidade de mercado.

O curso de Geominas: geologia de minas e técnicas de lavra à céu aberto é uma importante oportunidade para capacitação profissional, com objetivo de preparar recursos humanos – sabidamente carentes – para atender a demanda do setor de lavra e tratamento.

É um curso EAD, o que permite assistir às aulas de qualquer lugar desde que tenha acesso a internet, possui professores altamente qualificados e certificado de uma Universidade Federal, Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Acesse AQUI e veja a grade de disciplinas e inscreva-se. Faça parte deste time! 

Tags: ,

POST A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *