O importante papel da água na vacinação

É evidente que a criação de vacinas para o novo coronavírus foi um marco na história, em pouco tempo houve a criação de algumas vacinas para enfrentar e combater o Covid-19 e assim aos poucos estabelecer a normalidade na vida de todos. No Brasil as discussões foram muitas e enfim temos a liberação da Anvisa e com isso o dia 18 de janeiro de 2021 representou uma vitória, pois nesta data demos o pontapé inicial nas vacinações. 

No Brasil temos duas grandes referências em produção e fornecimento de vacinas, o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz. O Instituto Butantan que foi fundado em 1901 é conhecido no mundo inteiro pela produção de antiofídico e hoje me dia é conhecido e respeitado pela produção de vacinas, soros e também é referência no desenvolvimento de novas tecnologias para produção em escala industrial e a preços inferiores aos praticados no mercado internacional (DRAUZIO, 2020).

pexels rfstudio 3825529 min

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que em 2020 comemorou 120 anos de contribuições científicas nas áreas da ciência e da saúde à sociedade brasileira. A Fiocruz inaugurou Complexo Hospitalar para atender pacientes graves de Covid-19 e através do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC é nomeada Referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Covid-19 nas Américas. A instituição faz o diagnóstico de amostras e capacitação de equipes para análises laboratoriais, incluindo treinamentos de profissionais dos laboratórios públicos do Brasil e de países da América Latina (FIOCRUZ, 2020).

laboratory 5722327 1920 min

A água foi sem dúvida uma grande aliada nessa luta contra o coronavírus, pois sempre foi essencial lavar a mão com água e sabão e agora com a vacinação ela continua a ser importantíssima! Assim, de acordo com uma publicação da Fiocruz em 2019 e que teve como fonte o Ministério da Saúde, "as vacinas são necessárias, assim como a higiene e o saneamento...Uma melhor higiene, lavagem das mãos e uso de água limpa ajudam a proteger as pessoas de doenças infecciosas”.

A relação água e saúde é clara, mas com a pandemia do novo coronavírus ficou evidente que há uma crise acentuada no setor de água e saneamento e há uma triste realidade onde 2 em cada 5 pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos, e este número equivale a cerca de 3 bilhões de pessoas, concentradas principalmente em países menos desenvolvidos (CARTA CAPITAL, 2020).

girl 5893963 1920 1 min

Sem sombra de dúvidas a água e o saneamento são essenciais para produção de vacina, pois para a mesma é necessário um ambiente absolutamente higienizado e com água potável. Além disso, é necessário um diluente, ou seja, algo utilizado para diluir vacinas e que pode ter inúmeras composições dependendo da finalidade e do tipo de vacina envolvido. Este pode ser simples, como água destilada, ou ter uma composição complexa que preserva as propriedades da vacina que será utilizada naquele momento e “é parte importante da solução vacinal e indispensável para a eficiência do produto biológico” (HUNKA, 2017).

Como já mencionado por Oliveira & Soldera (2020), crises na saúde, sociais e econômicas “desencadeadas pela pandemia do COVID-19 certamente nos proporcionarão uma boa oportunidade para tirar algumas lições”. A água é vital para garantir resiliência e mitigar essas ameaças globais. O mundo precisa de água! 

Siga nossas redes para aprender mais sobre o universo da água:

Fontes de informação:

CARTA CAPITAL, 2020: 

DRAUZIO, 2020

FIOCRUZ, 2019: 

FIOCRUZ, 2020:

HUNKA, 2017

OLIVEIRA & SOLDERA, 2020: 

água, saneamento básico, vacina

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.