Como é medida a umidade do ar?

A umidade relativa é o índice que descreve o conteúdo de vapor d’água. Falando mais especificamente sobre a umidade relativa do ar, esta é a relação entre a quantidade de água no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação) (INFOESCOLA, 2021). Quando a umidade atmosférica é alta, a sensação térmica geralmente aumenta e isso dá sensação de mais calor e, ao mesmo tempo, o suor que se acumula na pele tem mais dificuldade de evaporar. Já quando a umidade é baixa, a amplitude costuma ser maior e isso faz com que os dias sejam quentes e as noites geladas, como no deserto.

Mas como medimos a umidade relativa do ar?

A umidade relativa (UR) pode ser calculada como a razão entre a pressão parcial de vapor d’água (e) e a pressão de saturação do vapor d’água (INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, 2018):

unnamed

Mas medir a umidade pode ser mais simples graças a um aparelho chamado higrômetro! O higrômetro já foi fabricado utilizando cabelo humano e conforme a mecha de cabelo absorvia a água que está na atmosfera ela alterava um pouco o comprimento, como o mercúrio subindo e descendo na escala de um termômetro analógico (SUPER INTERESSANTE, 2020). 

Atualmente a tecnologia está muito mais avançada e não se utiliza mais o cabelo humano. Hoje existem os termo-higromêtros e os mais comuns utilizam sais de lítio para medir a umidade. Esse equipamento mede tanto a temperatura como a umidade relativa do ar e pode ser encontrado na versão analógica e digital. Bem mais fácil calcular a umidade do ar com esse aparelho mágico, né? 

1980074143 2GG min

Você pode construir seu próprio higrômetro, basta utilizar ferramentas simples: um lápis, uma tira de borracha, canudo de refrigerante, um cartão que será o mostrador, um material qualquer que sirva de suporte, uma travessa metálica, tiras de papel e um aquecedor (pode ser um fogão de camping). O passo-a-passo é o seguinte: prenda um fio de cabelo a uma ponta de um lápis, usando fita adesiva, a outra ponta do fio na uma tira de borracha e prenda a tira na outra ponta do lápis; dobre um canudo de refrigerante em ângulo reto e coloque-o sob a tira de borracha e faça um mostrador com um cartão e monte todo o conjunto em uma base qualquer (VIOLINO VERMELHO, 2009). Pronto, você tem um higrômetro!

unnamed

Fonte: Violino Vermelho, 2009: 

Quando a umidade do ar cresce o cabelo se expande e o ponteiro gira no mostrador, para calibrar esse mostrador peça emprestado um higrômetro profissional e marque as posições do ponteiro de seu higrômetro pela medida do higrômetro profissional (VIOLINO VERMELHO, 2009). Coloque os higrômetros em uma sala com ar condicionado, onde a umidade é baixa, e para um banheiro, onde ela é mais alta e verá o resultado. 

A umidade do ar pode afetar a saúde!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o nível ideal de umidade para o organismo humano é de 40% a 70% e quando a umidade do ar é inferior a 30% pode ocorrer uma série de problemas de saúdes, tais como: rinites alérgicas; sangramento nasal; dores de cabeça; garganta seca e irritada; ressecamento da pele; olhos vermelhos e congestionados e cansaço (SIGNIFICADOS CIÊNCIAS, 2019; DRAUZIO VARELLA, 2020).

pexels mojca j 4657018 min

Além disso, o tempo seco pode dificultar a “dispersão de gases poluentes, o que agrava ainda mais os efeitos da baixa umidade e provocam o ressecamento das vias aéreas, reduzindo a produção de muco. Este ressecamento das mucosas e a redução do muco diminuem as capacidades de defesa do organismo e fazem com que a pessoa se torne mais vulnerável a crises asmáticas e a infecções bacterianas e virais” (SIGNIFICADOS CIÊNCIAS, 2019).

É importante manter-se sempre bem hidratado, beber bastante água, reduzir o consumo de sal, praticar exercícios físicos nos horários com menos incidência de sol, utilizar soro fisiológico no nariz e olhos para evitar o ressecamento, e, em períodos muito secos, usar uma bacia com água para deixar o ar mais úmido e lembre-se: evite queimadas, elas podem prejudicar a saúde e o meio ambiente!

Água Sustentável: porque o mundo precisa de água.

Siga nossas redes para aprender mais sobre o universo da água:

Fonte das Informações:

DRAUZIO VARELLA, 2020

https://drauziovarella.uol.com.br/otorrinolaringologia/veja-dicas-para-amenizar-efeitos-da-baixa-umidade-do-ar/

INFOESCOLA, 2021:

https://www.infoescola.com/meteorologia/umidade-relativa-do-ar/

INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, 2018:

http://www.dca.iag.usp.br/material/ricamarg/ACA0115/2018/UmidadeEspecifica-e-UmidadeRelativa_JanetTito_20180511.pdf

SIGNIFICADOS CIÊNCIAS, 2019: https://www.significados.com.br/umidade/

SUPER INTERESSANTE, 2020:

https://super.abril.com.br/blog/oraculo/como-e-medida-a-umidade-do-ar-ela-alcanca-0-ou-100/

VIOLINO VERMELHO, 2009

http://www.violinovermelho.com.br/blog/higrometro/#page-content

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.