Como poupar água durante o isolamento social?

A pandemia do coronavírus trouxe consigo o isolamento social, medida preventiva e protetiva, e com isso as pessoas precisam ficar mais em casa, fato que mudou a rotina e também o consumo, principalmente de água, pois além de lavar as mãos com água e sabão, outra medida protetiva, as pessoas estão utilizando mais água em suas atividades diárias. 

A matéria da Revista Águas do Brasil intitulada Água e Coronavírus, citou que de acordo com a Irish Water em 2020 pessoas lavando as mãos repetidamente durante a crise do coronavírus estão usando, em média, 24 litros extras de água por dia e o aumento da atividade de lavar as mãos e ficar em casa levou a um aumento de 20% no uso doméstico de água. Consequentemente, a instituição está fazendo campanhas para economia de água em outras atividades domésticas para não colocar o sistema de abastecimento de água sob pressão.

adult blur clean 545014

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Sorocabano (IPESO) mostrou que 70% dos moradores estão gastando mais com água desde o início da pandemia de coronavírus, e segundo Mauri Pongitor, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o consumo na cidade cresceu de 15% a 20% desde o início do isolamento social por conta da pandemia de coronavírus (G1, 2020).

Quanto de água estamos consumindo e como podemos mudar isso em período de quarentena?

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia (DICAS DE ECONOMIA - SABESP).

Poupar água é essencial, e até a casa mais vigiada do Brasil, Big Brother Brasil, foi palco dessa discussão em 2020, em meio a pandemia os “Brothers” precisaram reduzir o seu consumo e se adaptar a situação para que todos pudessem fazer uso igualitário desse recurso fundamental para vida em todos os setores, inclusive no entretenimento (GLOBOPLAY, 2020).

close up photo of water drop 2583028

Assim, vale a pena seguir algumas dicas e evitar o consumo desnecessário (INFOMONEY, 2020):

  • Banhos mais curtos: se cada pessoa do município de São Paulo reduzisse em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.
  • Fechar o chuveiro sempre que possível: evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. O consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho!
  • Mantenha a torneira fechada: ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos.
  • Cuidado com os vazamentos: por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.
  • Use a descarga com consciência: se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. 
  • Lave a roupa com menos frequência e mais atenção: o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.
  • Não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água! Assim, para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.
  • Reaproveite a água: a água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.
  • Aposte em sistemas de reutilização: os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.

Fique atento ao seu consumo e evite desperdícios, poupar significa mais água para você e todos à sua volta. O mundo precisa de água!

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes para aprender mais sobre o universo da água:

FONTES:

DICAS DE ECONOMIA - SABESP

G1, 2020

GLOBOPLAY, 2020

INFOMONEY, 2020

REVISTA ÁGUAS DO BRASIL

 

 

água, pandemia, Big Brother Brasil, consumo, desperdício de água

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.