Como resolver a questão da água no Brasil? - POMPA com Monica Porto

A convidada do programa POMPA de hoje é Monica Porto, Professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da EPUSP e Assessora na Presidência da SABESP.

Falamos sobre a atuação de Monica como Secretária Adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo durante a crise hídrica de 2015 e 2016, sua carreira desde o começo, os maiores desafios da água no Brasil e os próximos passos para que a gestão hídrica seja mais eficiente no país.

Separamos alguns aprendizados da conversa para você:

- "Existe uma sede de conhecimento sobre as questões de água. Nós técnicos temos a responsabilidade de saciar essa sede de diversas maneiras. Não apenas no provimento de água, mas também de informação".

- “Eu sou uma pessoa de qualidade da água. Eu sinto menos falta no Brasil  de uma gestão integrada entre qualidade e quantidade e mais de regulamentação de qualidade de água.” 

- “Nós somos técnicos. A gente se prepara a vida inteira e estuda a vida inteira para soluções técnicas relativas a esse problema. Se você não se dispõe a colocar o seu conhecimento técnico à disposição no momento em que a sociedade precisa dele, para que que você estudou tanto?”

- “Tem uma série de pontos em que nós precisamos melhorar nossa gestão e melhorar o nosso uso racional se de fato a gente quer fazer um bom uso desse recurso que a gente tem em quantidades privilegiadas.”

Compartilhe a entrevista com os colegas e amigos e conte para a gente o que achou nos comentários do YouTube!

Para não perder nenhuma entrevista e conferir conteúdos sobre meio ambiente, água e sustentabilidade siga o IAS nas redes sociais:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no TikTok

Inscreva-se no YouTube

água no Brasil, pompa, Monica Porto

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.