A água pode acabar?

Há 4,5 bilhões de anos atrás, quando a Terra se formou, não havia água nessa região do Sistema Solar, já que a ignição do Sol gerou uma explosão cataclísmica, que expulsou as moléculas mais leves (por exemplo a molécula de água, H2O) para longe. Mais tarde essa água voltou para o Sistema Solar através dos cometas (corpos celestes contido em nosso sistema solar e com órbita irregular,  que são praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas) (SUPER INTERESSANTE, 2015). Assim, nos primeiros milhões de anos de vida da Terra, era tanto cometa caindo que a caixa d'água chamada Terra encheu rapidinho, sendo que há 3,8 bilhões de anos, já tínhamos os 1,3 quintilhão de litros d’água de hoje (SUPER INTERESSANTE, 2015). É bastante água né? Mas ela pode acabar? 

 PastedGraphic 2jpg

Como já dizia o Professor Água “já se imaginou bebendo uma aguinha gelada junto com um dinossauro de verdade? Isto seria impossível, mas você pode estar bebendo a água que um dia um dinossauro já bebeu, pois toda água da terra é mesma desde o seu início!”, ou seja, a água não vai acabar, mas não se engane, a água de qualidade, aquela água com os padrões de qualidade necessários para fazermos uso no nosso dia-a-dia, esta sim está comprometida e muito devido a nossa falta de cuidado e consequentes ações que geram impacto a água. 

PastedGraphic 3

Em uma matéria publicada na Revista Águas do Brasil em 2019 os autores Oliveira & Soldera disseram “água é sinônimo de vida. Procuramos por sinais de vida em outros planetas através da procura pela água. Em nosso planeta, onde a água é abundante, precisamos pensar continuamente em como cuidamos de seu uso pois, embora sua quantidade seja a mesma, sua qualidade e distribuição desigual pelos continentes é preocupante. Essa deve ser a nossa preocupação para com as gerações futuras”, e isto mais uma vez nos diz que a água não vai acabar, mas a água de qualidade está seriamente sendo degradada e precisamos fazer algo agora. 

PastedGraphic 4

A pandemia do novo coronavírus evidenciou mais ainda a importância da água. A matéria Água e Coronavírus (REVISTA ÁGUAS DO BRASIL, 2020) levantou um aspecto importante da relação do cuidado da água e a saúde, uma vez que mostrou que “40% da humanidade não pode lavar as mãos para impedir a propagação de doenças e nos países em desenvolvimento, 75% das famílias ainda não têm acesso a água potável para lavar as mãos adequadamente e lavar frequente as mãos com sabão é uma das maneiras mais eficazes de conter a propagação do coronavírus”. Além disso, a pesquisa realizada pela Unicef (CARTA CAPITAL, 2020) mostrou que 2 em cada 5 pessoas no mundo não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos, ou seja cerca de 3 bilhões de pessoas não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos, concentradas principalmente em países menos desenvolvidos. 

jpeg

Hoje em dia as pessoas se interessam pelo assunto água e quanto mais preparados estiverem mais conseguirão mudar os seus hábitos e os de pessoas próximas. “Criaremos uma sociedade mais engajada com o tema da água, nosso foco são pessoas que têm a verdadeira capacidade de transformar o mundo em um lugar mais sustentável e seguro”, diz o Diretor do Instituto Água Sustentável, Dr. Everton de Oliveira. 

O aumento populacional vai aumentar a pressão no ambiente, inovações, boa gestão e pessoal qualificado é de suma importância para o uso da água, intimamente ligado à cultura, à economia, aos esportes, à ciência e a praticamente tudo que nos cerca. 

O mau uso de água não compensa, provoca prejuízos que irão ter impacto para economia, pois cada vez mais serão necessários maiores volumes de água de boa qualidade, seja para manutenção das necessidades básicas de uma população maior e mais exigente (REVISTA ÁGUAS DO BRASIL, 2020). Fazer com que a água esteja sempre disponível e com boa qualidade deve ser nosso legado, pois o mundo precisa de água. Água Sustentável: porque o mundo precisa de água. 

Fonte de Informações:

Carta Capital, 2020

Revista Águas do Brasil em 2019

Revista Águas do Brasil, 2020

Super Interessante, 2015

Siga nossas redes para aprender sobre o universo da água:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  ( Para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

 

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.