Dia Mundial do Banheiro: entenda por que esse dia é tão importante!

Hoje dia 19 de novembro é comemorado o World Toilet Day - Dia Mundial do Banheiro! É uma celebração importantíssima e nem todo mundo sabe da sua existência e importância. 

É uma comemoração anual das Nações Unidas que acontece desde 2013 e tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre os 4,2 bilhões de pessoas que vivem sem acesso a um sistema de saneamento seguro. Trata-se de tomar medidas para enfrentar a crise global de saneamento e alcançar o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável da ONU: água e saneamento para todos até 2030. O tema deste ano é o saneamento sustentável e as mudanças climáticas.

Qual o foco deste dia tão importante?

WTD2020 SOCIAL MEDIA CARDS Twitter 02 PTBR

Um banheiro que funciona bem é conectado a um sistema de saneamento que leva embora e dá solução para os dejetos humanos. Esses sistemas devem funcionar 24 horas por dia, todos os dias, para manter a nós e nossos ambientes seguros e limpos. Hoje, os banheiros do mundo - e os sistemas de saneamento aos quais estão conectados - estão ameaçados pelas mudanças climáticas, inundações, secas e a elevação do nível do mar, pois isto tudo pode danificar qualquer parte do sistema de saneamento - vasos sanitários, canos, tanques e estações de tratamento - espalhar o esgoto bruto e criar um risco à saúde pública. 

banheiro precário

Fonte: Observatório do Terceiro Setor, 2020 (https://observatorio3setor.org.br/noticias/prevencao-5-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-nem-banheiro-em-casa/)

Bilhões de pessoas vivem com sistemas de saneamento vulneráveis ​​ou mesmo sem nenhum sistema. Além disso, todos devem ter um saneamento sustentável, juntamente com água potável e instalações para lavar as mãos, pois isso ajudará a proteger e manter nossa segurança sanitária e impedir a propagação de doenças infecciosas mortais como COVID-19, cólera e febre tifoide.

Assim, o saneamento sustentável começa com um banheiro que coleta os resíduos humanos, seja um ambiente seguro, acessível e digno. Posteriormente, os resíduos são armazenados em um tanque, que pode ser esvaziado por um serviço de coleta ou transportado por tubulações. A próxima etapa é o tratamento e o descarte seguro. A reutilização segura de dejetos humanos ajuda a economizar água, reduz e captura as emissões de gases de efeito estufa e pode fornecer para a agricultura uma fonte confiável de nutrientes.

Alguns fatos alarmantes:

  •     Globalmente, 80% das águas residuais geradas pela sociedade voltam para o ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas. 
  •     Mais da metade da população global ou 4,2 bilhões de pessoas carecem de saneamento seguro (OMS / UNICEF 2019).
  •     2 em 5 escolas em todo o mundo não tinham instalações básicas para lavagem das mãos antes do COVID-19 (OMS / UNICEF 2020).
  •     40% da população global (três bilhões de pessoas) vive sem instalações básicas de lavagem das mãos com água e sabão disponíveis em casa (UNICEF 2020).
  •     Aproximadamente 297.000 crianças menores de cinco anos (mais de 800 todos os dias) morrem anualmente de doenças diarreicas devido à falta de higiene, saneamento precário ou água potável insegura (OMS 2019).
  •     O abastecimento de água e saneamento resilientes ao clima podem salvar a vida de mais de 360.000 crianças todo ano (ONU 2018).
  •     Em 2050, até 5,7 bilhões de pessoas poderão viver em áreas onde a água é escassa por pelo menos um mês por ano, criando uma competição sem precedentes pela água (UNESCO 2018).
  •     Em 2050, o número de pessoas em risco de enchentes aumentará de seu nível atual de 1,2 bilhão para 1,6 bilhão (UNESCO 2018).
  •     Se limitarmos o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, em comparação com 2°C, poderíamos reduzir o estresse hídrico induzido pelo clima em até 50% (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, 2014).

Sem um saneamento sustentável administrado com segurança, as pessoas muitas vezes não têm escolha a não ser usar banheiros inadequados e não confiáveis ou praticar a defecação a céu aberto. Banheiros inadequados e precários podem causar contaminação ao meio ambiente e risco a saúde.  Melhorar o acesso a instalações de saneamento e lavagem das mãos em ambientes de saúde reduzirá as taxas de infecção e mortalidade, especialmente na saúde materna e infantil. 

Esse conteúdo te ajudou? Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  ( Para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Referência:

Todo texto deste artigo foi extraído e adaptado de World Toilet Day, 2020: https://www.worldtoiletday.info/wp-content/uploads/sites/2/2020/10/WTD-2020-toolkit.pdf

 

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.