Fatos incríveis sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo!

Você sabia que há um gigante embaixo da terra, bem abaixo dos nossos pés? Isso mesmo, um “gigante subterrâneo” chamado Sistema Aquífero Guarani (SAG)! Esse gigante é um grande depósito de água que abrange 4 países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem uma extensão de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a soma dos territórios da França, Itália e Espanha! É mesmo um gigante de respeito.

Fonte: Gigante Guarani ( https://giganteguarani.org.br/aquifero-guarani/)

De acordo com a OEA (2009) cerca de 90% da extração da água é em território brasileiro, sendo o Estado de São Paulo o local de maior concentração de poços e consequente maior exploração do aquífero. O uso da água muitas vezes é feito de maneira contínua, não respeitando as variações sazonais, de modo que afetam a recarga do SAG. 

De acordo com Roberto Kirchheim, geólogo da CPRM, lá atrás em 1999 quando teve início o Projeto Aquífero Guarani em conjunto com os 4 países, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, “houve uma vertente dupla, o Banco Mundial sentiu uma carência de nunca ter feito um projeto de gestão de água subterrânea de caráter transfronteiriço e enxergou uma oportunidade, acolheu as ideias dos acadêmicos e dos países e declarou ‘eu vou colocar um recurso semente para fazer uma proposta para o GEF (Global Environment Facility), para um estudo maior, de caráter técnico-científico, mas também de gestão’. Então o Guarani teve essa ideia que começou a tomar corpo e foi sendo preparada a partir de uma mini secretaria do Uruguai da qual eu fazia parte”. 

Consegue perceber a importância desse gigante enterrado? Vamos ver alguns fatos interessantes sobre ele?

Nosso Sistema Aquífero Guarani

- Cerca de 70% do total da área do SAG (840 mil km²) estão no Brasil, estendendo-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2007).

-  Em sua área de abrangência vivem aproximadamente 25 milhões de pessoas (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2007).

- Com capacidade para armazenar até 160 trilhões de litros de água, o SAG é o maior reservatório transfronteiriço da América do Sul (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, 2019).

- Pesquisas da Embrapa Meio Ambiente apontam que os 40 trilhões de litros utilizáveis do Guarani (porção que pode ser obtida com segurança e para a qual já há tecnologia de extração disponível) seriam suficientes para abastecer, por um ano, duas vezes e meia a população brasileira, a um consumo médio diário per capita de 250 litros d'água - dobro da quantidade sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, 2019).

- É considerado um dos maiores reservatórios de água subterrânea do planeta, com 37.000 Km3 de água de capacidade e um volume anual de 163 Km3 de fluxo de recarga – um verdadeiro Gigante Guarani! (GIGANTE GUARANI).

- Desde 2009 o Aquífero Guarani entrou no estado que se chama ‘rebaixando’, ou seja, seu volume de recarga é inferior ao volume de água retirado. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a taxa de retirada já foi 30 vezes o volume de recarga (GIGANTE GUARANI).

- O principal uso do Guarani atualmente é o abastecimento das cidades, mas alguns setores da indústria e da agricultura também têm o reservatório como fonte de fornecimento, com a vantagem de que a água não precisa de tratamento (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, 2019).

- Qualquer pessoa pode usufruir da riqueza do sistema Guarani, não existe no Brasil um órgão regulador único que fiscalize a exploração. O controle é feito pelos estados, que têm uma legislação específica (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, 2019).

Essas são apenas algumas curiosidades que mostram a importância do SAG, o Brasil tem o privilégio de contar com uma enorme reserva de água subterrânea. Para saber mais assista a entrevista com Roberto Kirchheim (Geólogo do Serviço Geológico do Brasil) para o Programa Porque o Mundo Precisa de Água (POMPA) que estará disponível na sexta-feira, 27/11, às 18:00, em nosso canal no Youtube. Não perca! 

Esse conteúdo te ajudou? Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Referências:

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (2019):

https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/aquafero-guarani-o-gigante-subterrac-neo.2019-03-14.4597033604

GIGANTE GUARANI: https://giganteguarani.org.br/aquifero-guarani/

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (2007): https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/mma-apresenta-novas-informacoes-do-aquifero-guarani

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) - AQUÍFERO GUARANI: PROGRAMA ESTRATÉGICO DE AÇÃO (2009): http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20100223172711_PEA_GUARANI_Port_Esp.pdf

águas subterrâeas, aquíferos

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.