Água no combate ao Coronavírus

O ano de 2020 vai ficar marcado para sempre. Foi o ano da pandemia do novo coronavírus que teve consequências não só para a saúde com a perda de milhões de vidas, mas também para a economia: milhões de pessoas terminarão o ano sem emprego e renda. Sem dúvidas foi um ano difícil e embora a vacina esteja nos acenando pela janela, ainda não abriu a porta, ou seja, ela vai chegar, mas ainda não chegou e os cuidados devem permanecer! Lavar as mãos, álcool em gel e distanciamento social seguem sendo essenciais.

Imagem1 1

Você sabia?

A água é imprescindível para a vida e ganhou mais destaque com a pandemia, uma vez que para se evitar a propagação do vírus é importante lavar bem as mãos com água e sabão. Mas já parou pra pensar em quem não tem o privilégio de ter água encanada na sua casa? 

Em 2018, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), havia aproximadamente 35 milhões de brasileiros sem acesso à água potável. Os dados do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) são ainda mais alarmantes, uma vez que 81 milhões de brasileiros têm um atendimento precário de abastecimento de água e mais de 5 milhões sem nenhum atendimento de água potável (WWF, 2020).

jpg

Em uma matéria publicada sobre Água e Coronavírus na Revista Águas do Brasil (2020), os autores Oliveira & Soldera destacam que “uma pesquisa realizada pela Unicef mostrou que 2 em cada 5 pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos, e este número equivale a cerca de 3 bilhões de pessoas, concentradas principalmente em países menos desenvolvidos. A entidade ainda destaca que 47% das escolas não possuem um lavatório com água e sabão, o que afeta 900 milhões de crianças em idade escolar e em 16% dos pontos de atendimento dos estabelecimentos de saúde, onde os pacientes são tratados não há banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos”.

A matéria da WWF (2020) afirma "talvez este seja o momento mais crucial da história do país em relação aos desafios do saneamento básico, quando a sociedade enfrenta uma crise sanitária e social como a decorrente da Covid-19”.

São inúmeras as matérias, artigos e publicações sobre a COVID-19, temos que ficar de olho e pesquisar as informações verídicas. 

Algumas dicas importantes!

Além das dicas importantíssimas já citadas, lavar constantemente as mãos com água e sabão e distanciamento social, deve-se:

- Usar máscara em todos os lugares. As máscaras de tecido não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

- Limpar as embalagens com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

- Trocar a escova de dente após tratamento do coronavírus:  se você teve coronavírus, precisa trocar a escova durante e após o tratamento da doença para evitar o risco de reinfecção. Diego Limoeiro, dentista, faz o alerta: "Caso alguém tenha sido testado positivo é recomendável sim a troca da escova, já que a saliva é um meio de transmissão da Covid-19" (SORRISOLOGIA, 2020). 

Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio! 

O Instituto Água Sustentável está com você nessa luta. Compartilhe essa matéria e nos siga nas redes sociais. 

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

ÁGUAS DO BRASIL, 2020: https://aguasdobrasil.org/revista-aguas-do-brasil-27/

SORRISOLOGIA, 2020: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/tive-coronavirus-preciso-trocar-a-minha-escova-de-dentes_a10549/1

 WWF, 2020: https://www.wwf.org.br/?uNewsID=75862

tratamento, água, Coronavírus, covid-19

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.