Como é a água no país do Papai Noel?

O Papai Noel é uma das figuras mais lúdicas do Natal, o bom velhinho representa sentimentos de bondade, esperança e gratidão que invadem o Natal. A sua figura mexe com a imaginação das crianças que escrevem cartas dizendo o que querem ganhar, e segundo a lenda, o Papai Noel na véspera de natal percorre o céu em um trenó puxado por nove renas levando os presentes às crianças que se comportaram bem durante o ano.

pexels cottonbro 3150031

Você sabe onde mora o Papai Noel? Na década de 1920 muitos sugeriram que a casa do bom velhinho seria em Korvatunturi, uma colina rochosa na Lapônia finlandesa, porém só em 1984 o Papai Noel estabeleceu residência fixa na Lapônia, e em 1985 o governo inaugurou nos arredores de Rovaniemi a Vila do Papai Noel (TERRA À VISTA, 2018). 

A pergunta que não quer calar: mas o que o Papai Noel tem a ver com água? 

            É de conhecimento de todos que a água é essencial a vida e não é diferente para o Papai Noel, Mamãe Noel e suas renas. Além disso, para a produção de tantos brinquedos e fabricação do trenó é preciso água, nem que seja indiretamente ao longo de sua cadeia de produção. Assim, que tal aprender algumas curiosidades sobre água na terra do Papai Noel? 

- Sauna: você sabia que é uma invenção finlandesa? Existem mais saunas que carros no país e os finlandeses fazem sauna em qualquer época do ano. A forma tradicional é aguentar a temperatura que pode variar entre 80o C a 100o C e entrar na água gelada logo em seguida! No inverno, ainda fazem o avanto que é um buraco no gelo onde mergulham o corpo (não a cabeça) na água abaixo de zero (CONEXÃO EUROPA, 2020). 

- Quase todo o território é floresta ou lago: cerca de três quartos do território finlandês são cobertos por florestas. Como se não bastasse, boa parte do que não é floresta é água. A Finlândia é chamada de “terra dos mil lagos”, mas na verdade o apelido subestima a realidade: são 188.000 lagos, desde a área metropolitana da capital até o norte, lá pela Lapônia (terra do Papai Noel) (JANELAS ABERTAS, 2020).

- A água potável mais limpa do mundo:  Napapiirin Energia ja Vesi (NEVE), no coração da Lapônia finlandesa, tem a água potável mais pura do mundo. A água bombeada do solo é tão limpa que quase não precisa de processamento ou adição de produtos químicos, tornando-a excepcionalmente pura e saborosa. Em Rovaniemi, a água da torneira é tão pura que não só tem um gosto bom, como também é mais limpa do que a água engarrafada das lojas (Lapland - Above Ordinary, 2020).

- Você pode beber água da torneira em qualquer lugar e também pode encher suas próprias garrafas com água mineral limpa e refrescante de graça (WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020).

Captura de Tela 2020 12 21 às 14.52.13

Fonte:  WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020

Viu quanta coisa boa tem no país do Papai Noel? Nós do Instituto Água Sustentável desejamos a todos um Feliz Natal!

Água Sustentável: porque o mundo precisa de água.

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Fonte das informações: 

CONEXÃO EUROPA, 2020

JANELAS ABERTAS, 2020

Lapland - Above Ordinary, 2020

TERRA À VISTA, 2018

 WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020

 

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.