O uso de água na mineração

Você sabia que a mineração depende, e muito, da água para acontecer? Depende tanto que algumas das ações mais relevantes na área de gestão de recursos hídricos no período colonial no Brasil foram feitas no Ciclo do Ouro. Foi criado um sistema primitivo de licença de uso de águas e também uma legislação determinando a mineração como o uso prioritário, por exemplo.

Assim, a indústria da mineração tem um papel de grande relevância na sociedade, produtos provenientes da extração mineral estão presentes no dia a dia, desde a Idade da Pedra Lascada; na construção civil, em veículos de transporte e até mesmo no creme dental são usados minerais (HIDROPLAN, 2021). O artigo sobre mineração da HIDROPLAN (2021) diz que a “participação do setor mineral no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é de aproximadamente 4%, conforme dados da SGM (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia) e do IBGE, como mencionado pelo IBRAM (2020)”.

excavators-1050501_1920.jpg

Portanto, a água está presente em todo o processo de extração de mineral, desde a exploração até o beneficiamento. De acordo com Minera Jr. (2020) as fontes de água utilizadas na mineração podem ser: superficiais, subterrâneas e recicláveis. Hoje há uma grande preocupação das empresas em usar a água de modo sustentável na extração de minerais e a fonte de água reciclável é um grande auxiliador para poupar água limpa na mineração, uma vez que são águas que já passaram pelo processo todo e sofrem tratamento para voltarem a ser utilizadas, Minera Jr. (2020) mencionou em seu artigo que “essas águas podem servir para lavagem de peças, umectação de vias, umectação de pilhas de minério entre outros”. 

Cuidado com a contaminação da água na mineração!

A mineração é essencial para o nosso dia a dia, como vimos, mas também pode causar alguns riscos para o meio ambiente, como a contaminação de águas subterrâneas e superficiais. A drenagem ácida é um desses riscos que podem impactar as águas, elas se formam no interior de cavas ou pela infiltração de águas da chuva pelas pilhas de rejeitos, ou até mesmo pela lixiviação das rochas, originando altas concentrações de alguns íons (HIDROPLAN, 2021).  

pit-984037_1920.jpg

“A viabilidade técnica e econômica de uma lavra também está condicionada a um adequado conhecimento do contexto hidrogeológico local e regional, além da hidroquímica da área” (HIDROPLAN, 2021). Medidas preventivas e corretivas adequadas podem ser implementadas, além de considerar as possibilidades de reciclagem da água, como exemplificado anteriormente. 

Quer conhecer mais sobre mineração? 

A Hidroplan é uma empresa que realiza trabalhos na área de mineração e publica artigos sobre o tema, é uma empresa parceira do instituto Água Sustentável e além do trabalho de qualidade está sempre pensando no meio ambiente. Acesse a página da Hidroplan e confira os detalhes, vale a pena: www.hidroplan.com.br.

O curso de Geominas: geologia de minas e técnicas de lavra a céu aberto  é uma grande oportunidade para capacitação profissional, com objetivo de preparar recursos humanos – sabidamente carentes – para atender a demanda do setor de lavra e tratamento. É um curso EAD, o que permite assistir às aulas de qualquer lugar desde que tenha acesso a internet, possui professores altamente qualificados e certificado de uma Universidade Federal, Universidade Federal do Pará (UFPA). Acesse AQUI e veja a grade de disciplinas. 

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes para aprender mais sobre o universo da água:

Hidroplan: https://www.hidroplan.com.br/blog/3157/mineracao

Minera Jr.: https://minerajr.ufop.br/blog.agua_e_mineracao.html

AbrHidro: https://www.abrhidro.org.br/SGCv3/publicacao.php?PUB=1&ID=14&SUMARIO=191

mineração, água

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.
2021 © Todos os direitos reservados. Versão web 3.2.