Como podemos inspirar a conscientização com a água?

No dia 05 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente e é nessa semana que muitos lembram da natureza e quando ações são concentradas em prol de sua conservação, porém não podemos lembrar que nossas ações têm impacto ao meio ambiente só uma vez ao ano, não é mesmo? O meio ambiente é um sistema que depende de nós para que se mantenha saudável e próspero!

Imagem1.jpg

A água é um bem importantíssimo para o meio ambiente e o uso sustentável é urgente. No Brasil, 35 milhões de pessoas não recebem água encanada em suas casas e 100 milhões de brasileiros não possuem coleta de esgoto (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS 2019). Se olharmos para a estatística mundial o número é ainda mais assustador, cerca de 785 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte segura de água potável (UNICEF, 2019). E como disse o Presidente da Associação dos Transportadores de Água no POMPA (2021) “a água é insubstituível, sem água ninguém faz nada, a empresa para, o entretenimento para, tudo para sem água!”

Assim, conservar a água é também proteger o meio ambiente.

Confira algumas ações que inspiram a conscientização com a água:

Projeto Professor Água: uma iniciativa do Instituto Água Sustentável que trabalha com divulgação de conteúdos sobre água, direcionado para crianças e adolescentes, professores e público em geral (não especialistas). Hoje, o tema água permeia a sociedade como um todo, e as pessoas precisam se interessar mais pelo assunto e serem os verdadeiros guardiões da água, quanto mais preparados estiverem mais conseguirão mudar os seus hábitos e de pessoas próximas. Assim, criaremos uma sociedade mais engajada com o tema da água. O Projeto inclui vídeos animados, podcasts, entrevistas, webinars, lives, eventos digitais, quiz, newsletters, e futuramente pretende-se realizar eventos presenciais e exposições.

 O conhecimento é o primeiro passo para a conscientização da população. O Professor Água já impactou mais de 1 milhão de pessoas com conteúdos gratuitos que ajudam a mudar o mundo. Todos devem ter acesso a água de qualidade e a educação é essencial para isso. Acesse: www.professoragua.org.br

Professor_Água_imagem_para_blog.png

Museu da Água: a criação de uma instituição cultural dedicada à preservação e difusão do patrimônio cultural do Saneamento Básico no Estado de São Paulo se dá pela necessidade de conscientizar a população acerca do desenvolvimento e importância do saneamento ambiental, articulando pesquisa, preservação e comunicação do patrimônio, promovendo a integração social e a cidadania. O projeto de criação do Museu Água surge por iniciativa da AESABESP – Associação dos Engenheiros da Sabesp, entidade que tem como algumas de suas finalidades a promoção de ações e projetos que visem o bem-estar, saúde e a preservação do meio ambiente, levando água de melhor qualidade para a população e a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.

Será um espaço interativo, com exposições permanentes e temporárias, um lugar de experiências para o conhecimento das diversas formas da água, seus usos, sua interação com a natureza e sua importância para a sociedade. Acesse: https://www.aesabesp.org.br/museu-agua/

Captura_de_Tela_2021-06-02_às_10.08.14.png

Fonte:  https://www.aesabesp.org.br/museu-agua/

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos: as questões envolvendo a hidrogeologia sensu stricto e o ciclo da água, na natureza de modo geral, precisam ser mais bem estudadas com o objetivo de se subsidiar respostas aos inúmeros problemas que a sociedade enfrenta atualmente. Assim, um curso de excelente qualidade, com professores de alto nível, com diploma de uma Universidade Federal (UFPA) e sem sair de casa é uma ótima dica para quem quer ter destaque no mercado e resolver tais problemas. 

O Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos possibilita ao aluno: aperfeiçoar a sua formação e ampliar seu conhecimento no âmbito do planejamento e gestão dos recursos hídricos; contribuir para o seu aperfeiçoamento e possibilitar a atuação em planejamento de projetos, gestão e avaliação de planos; entender a distribuição das chuvas no Brasil e sua influência nas águas superficiais e de abastecimento; entender a importância das águas subterrâneas no abastecimento de água; conhecer os melhores procedimentos para uso racional das águas e conhecer as principais legislações aplicadas aos Recursos Hídricos.

É um curso multidisciplinar e a metodologia vai proporcionar uma gestão de recursos hídricos aplicada para resolver problemas sociais.  Saiba mais: https://www.aedi.ufpa.br/pegeo/index.php/2015-09-03-17-57-55/2015-09-08-16-23-25

imagem_curso_gestão_de_recursos_hídricos_blog.png

Programa Maré de Ciência: coordenado pelo professor Ronaldo Christofoletti da Universidade Federal de São Paulo (confira nossa entrevista com ele aqui), o objetivo é aproximar a ciência da sociedade, co-construir ciência com a sociedade e então a cultura oceânica. A cultura oceânica é entender como o oceano influencia nossa vida e como nossas ações influenciam os oceanos. A lógica do projeto é convidar o outro para construir junto.

De acordo com Ronaldo, "o programa é uma comunicação bidirecional, uma troca constante, nós também vamos remodelando os nossos anseios, as nossas expectativas e a partir das dúvidas daquelas pessoas vamos conseguindo dar o melhor da informação científica que temos e se nós não temos vamos construir juntos. O outro ele é sempre o protagonista da história, não é sobre nós, é sobre o outro, que eles possam aprender, que eles possam construir e ai com isso você vai engajando e vai dando esse tom da cultura oceânica”. 

Acesse: https://maredeciencia.com.br

maré_de_ciência.png

Fonte: https://maredeciencia.com.br

Se inspirou a colaborar? Conheça mais projetos do Instituto Água Sustentável.

Siga as redes sociais do Instituto Água Sustentável para aprender diariamente sobre como poupar e preservar água da melhor maneira:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  ( Para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

 

Fontes:

MARÉ DE CIÊNCIA: https://maredeciencia.com.br

MUSEU DA ÁGUA SABESP: https://www.aesabesp.org.br/museu-agua/

POMPA, 2021: https://www.youtube.com/watch?v=ZKewxx9niII

POMPA, 2021: https://youtu.be/iKiGhE8jElg

PROFESSOR ÁGUA: www.professoragua.org.br

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO - SNIS 2019: http://www.snis.gov.br/diagnosticos

UNICEF, 2019: 

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/1-em-cada-3-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-agua-potavel-dizem-unicef-oms

 

professor água, água, educação

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.
2021 © Todos os direitos reservados. Versão web 3.2.