Skip to main content
Foto de Porapak Apichodilok: https://www.pexels.com/pt-br/foto/pessoa-segurando-o-globo-voltado-para-a-montanha-346885/

Earth Overshoot Day: o dia em que a Terra perde a capacidade de se regenerar

O Earth Overshoot Day (Dia de Sobrecarga da Terra, em português) de 2021 ocorre no dia 29 de julho. Esta é a data em que a demanda sobre a natureza vai além do que o planeta pode regenerar durante um ano, ou seja, a humanidade consumiu mais recursos naturais do planeta Terra do que os ecossistemas são capazes de renovar no ano todo. 

Segundo a Earth Overshoot Day (2021), para determinar essa data, a Global Footprint Network combinou os dados mais confiáveis e formou as suposições mais razoáveis para avaliar a situação dos recursos da humanidade. Foram avaliadas as mudanças nas emissões de carbono, biocapacidade florestal e outros fatores que poderiam impactar a biocapacidade global ou a Pegada Ecológica. 

A pesquisa realizada pela Earth Overshoot Day (2021) concluiu que houve um aumento de 6,6% na Pegada Ecológica Global em relação ao ano de 2020 e uma redução de 0,5% na biocapacidade florestal global – muito influenciado pelo efeito do desmatamento e degradação da Amazônia. 


 O Earth Overshoot Day tem se antecipado cada vez mais ao passar dos anos

A década de 70 foi o último período com um balanço compatível com a capacidade de nosso planeta. Posteriormente, a data em que atingimos nosso “cheque especial ambiental é cada vez mais cedo, com uma demanda de capacidade de dois planetas terra” (AMBIENTE BRASIL, 2020). Além disso, ao manter essa trajetória, liquida-se cada vez mais os estoques de recursos ecológicos e acumula-se cada vez mais resíduos, em especial dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo e muito para redução da biodiversidade e aquecimento global. 

“Reduzir a contribuição das emissões de carbono para Pegada Ecológica da humanidade em 50% postergaria o Earth Overshoot Day em 93 dias, ou mais de três meses” (AMBIENTE BRASIL, 2020).

O que as grandes empresas podem fazer para aumentar a longevidade do Earth Overshoot Day? 

Estamos degradando nosso planeta em 5 meses e 2 dias e a cada ano que passa a luta para retardar essa data é constante, porém ainda há muito o que fazer (SOLDERA, 2021).

Assim, é extremamente importante um modelo de produção de bens e serviços mais sustentável para que o impacto ao planeta seja menor. A economia circular é um dos caminhos que vem se tornando cada vez mais discutido: não é só reutilizar e reciclar, é muito mais que isso, é pensar no futuro, “o que a minha ação pode representar lá na frente? O meu consumo é consciente? Utilizo produtos que priorizam a sustentabilidade e o bem-estar ambiental? Como usar menos água no processo de produção e consequentemente poluir menos água?” 

Outro conceito importante é o de logística reversa, seja vinculada a políticas públicas ou industriais/empresariais. De acordo com a Hidroplan (2020), “a logística reversa é uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social distinguido por um conjunto de ações, procedimentos e meios designados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo, ou outra destinação final que seja ambientalmente adequada (PNRS)”. Ao retornar o resíduo para o ciclo produtivo, o material deixa de ser resíduo e pode se tornar matéria-prima de outros produtos. A economia circular e logística reversa quando aplicados juntos podem minimizar os impactos ambientais. 

Uma metodologia interessante que também tende a ajudar é a da Pegada Hídrica, pois sua quantificação busca avaliar como as atividades humanas ou produtos específicos se relacionam com questões de escassez e contaminação da água e analisar como as atividades e produtos podem se tornar mais sustentáveis (HOEKSTRA, 2003). Saiba mais sobre este conceito e como funciona na prática. CLIQUE AQUI

O ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança) está cada vez mais em evidência, já é mandatório em muitos setores e tende a ajudar e muito a área ambiental/social nas empresas. ESG são práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro. 

Viu como há alternativas? Precisamos ter em mente, todos os dias, que a Terra é o nosso único lar, conservar seus recursos é primordial!

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

 RODAPÉ BLOG Doação

Fontes:

AMBIENTE BRASIL, 2020 

Earth Overshoot Day, 2021

Hidroplan, 2020

Hoekstra, 2003: http://www.waterfootprint.org/Reports/Report12. pdf

Soldera, 2021: https://www.linkedin.com/posts/gabrielle-soldera_meioambiente-sustentabilidadeambiental-earthovershootday-activity-6820431709935300608-EWog/

sustentabilidade, água, pegada Hídrica