Como fazer um natal sustentável e poupar água na sua ceia?

O Natal está chegando e desperta em todos os sentimentos de renascimento, esperança e união. É uma tradição, para a maioria, passar o Natal em família, dividir histórias, e este ano será ainda mais especial depois de um longo período sem poder abraçar e encontrar aquele ente querido. 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/papai-noel-chocolate-quente-1906513/

 

 Desde o início da pandemia do novo coronavírus não tem sido fácil, a preocupação com a saúde fez com que novos hábitos entrassem na nossa vida, agora sabemos (ainda mais) a importância de lavar as mãos e usar máscara, a preocupação financeira também foi um dos pontos chave desencadeados pela pandemia, muitas pessoas perderam empregos ou tiveram seus salários reduzidos, por isso toda forma de economizar nas festividades será muito bem-vinda! 

Você pode fazer o seu Natal ser mais sustentável e além de comemorar poderá causar menos impacto no planeta. Mas como fazer isso?

- Comece reutilizando embalagens, as embalagens podem não ser um item caro, mas que pode gerar uma quantidade enorme de lixo, por isso escolha alguma que já tem em casa, opte por materiais recicláveis, tecidos que poderão ganhar um outro uso;

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/urso-branco-com-gravata-borboleta-vermelha-e-folhas-verdes-na-mesa-de-madeira-marrom-6408292/

- Se for presentear escolha produtos locais, ajude os pequenos produtores da sua região ou faça algo para presentear, além de ser algo único vai demonstrar que você realmente pensou na pessoa; 

- Transforme a sua planta em árvore de Natal em vez de comprar uma nova, essa é uma opção moderna e sustentável. Você também pode criar enfeites com materiais recicláveis e não usar luzes, com a energia mais cara é melhor economizar;

Fonte: https://decorstyle.ig.com.br/arvores-de-natal-de-suculentas-tendencia-apartamentos-pequenos/

- Doe seu tempo ou compre algo para ajudar quem mais precisa, você pode ter condições de ter um Natal repleto de presentes, mesa cheia, mas muita gente não tem e você pode realmente fazer a diferença!

Economizar água é outra questão importante nas festividades de final de ano, o Instituto Água Sustentável trouxe ao longo do ano várias matérias sobre crise hídrica, mostrou que isso é uma realidade em muitos países incluindo o Brasil, falamos de impactos que a falta de água causou no bolso da população, dos problemas que poderão ficar ainda pior no futuro, que os continentes estão secando, falamos da importância das águas subterrâneas que representam 98% da água doce do planeta, e agora não pode ser diferente, temos que poupar água na nossa ceia de Natal se quisermos um cenário melhor, a sua pequena ação pode sim ajudar o nosso planeta!

Separamos algumas dicas para te ajudar, vamos colocar em prática (CULTURA MIX; JUNTOS PELA ÁGUA; GUIA DA COZINHA; GOVERNO DE SÃO PAULO

  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Ensaboe com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta consome 120 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros.
  • Na máquina de lavar louça são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
  • Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, pelo menos 16 mil litros de água são desperdiçados.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-close-up-de-gota-d-agua-2583028/

  • Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral, uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos. Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
  • Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele os alimentos na geladeira para uso eficiente da água e segurança alimentar.
  • Reutilize a água do macarrão e legumes para fazer o arroz. Além de economizar, os nutrientes desse alimento também são atribuídos.

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/ervilhas-verde-vegetais-comida-2471024/

  • Descarte o lixo da forma correta e separe os recicláveis, faz toda a diferença para o meio ambiente, pois se livrar de restos de lixo pode representar um grande desperdício de água.

Viu só como podemos fazer um Natal bom para todos. Lembre-se sempre que o mundo precisa de água! Nós do Instituto Água Sustentável desejamos um Feliz Natal para todos que nos acompanham. 

Fonte:

BLOG IAS: https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog?start=12

CULTURA MIX: 

https://meioambiente.culturamix.com/desenvolvimento-sustentavel/como-economizar-agua-na-cozinha

GOVERNO DE SÃO PAULO: 

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/confira-10-dicas-para-economizar-agua-na-cozinha/

GUIA DA COZINHA:

 https://guiadacozinha.com.br/receitas/7-maneiras-de-economizar-agua-na-cozinha/

JUNTOS PELA ÁGUA: 

https://www.juntospelaagua.com.br/2015/07/01/6-dicas-para-economizar-agua-na-cozinha-2/

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.
2021 © Todos os direitos reservados. Versão web 3.2.