Skip to main content
Foto de Kelly: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-da-vista-superior-de-paineis-solares-2800832/

Economia verde: o que é e suas características

Você já ouviu o termo Economia Verde? A economia verde é “uma economia que resulta na melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica” (ECYCLE). As três principais características da economia verde são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social (PORTAL DA INDÚSTRIA).

Este é um termo desenvolvido em 2008 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), porém pode-se encontrar outros órgãos que definem este termo.

“Uma economia verde inclusiva é uma que aprimora o bem-estar humano e constrói equidade social ao mesmo tempo reduzindo riscos e escassez ambiental.” (UNEP).

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-da-vista-superior-de-paineis-solares-2800832/

A economia verde caminha lado a lado com a sustentabilidade, ela permite um ganho na produtividade aliada ao bem-estar social. “É uma mudança de paradigma que gera equilíbrio ambiental, oportunidades de inovação, surgimento de novos mercados e profissões, fortalecimento da confiança dos investidores, fornecedores e consumidores e maior estabilidade econômica” (PORTAL DA INDÚSTRIA). Segundo o Portal da Indústria dentre as suas características destacam-se: 

  • Conservação dos recursos hídricos.
  • A busca por uma baixa emissão de carbono e outros gases que causam o efeito estufa;
  • A diminuição dos impactos causados pelas mudanças climáticas;
  • Utilização, de forma eficiente e sustentável, dos recursos naturais;
  • Inclusão social;
  • Implantação de processos de logística reversa de resíduos, reciclagem e reutilização de bens de consumo e tratamento adequado de rejeitos;
  • Uso de energias limpas e renováveis;
  • Valorização da biodiversidade;
  • Consumo consciente;
  • Adoção de práticas sustentáveis nos processos produtivos;
  • Universalização do saneamento básico;

É importante salientar que na última década o conceito de economia verde emergiu como uma prioridade estratégica para muitos governos, pois ao transformar suas economias em motores de sustentabilidade, esses países estarão preparados para enfrentar os principais desafios do século 21 (urbanização desordenada, escassez de recursos, mudanças climáticas e a volatilidade econômica) (UNEP).

Fonte: https://pixabay.com/pt/vectors/%C3%ADcones-de-sustentabilidade-%C3%ADcones-5924492/

Economia Verde no Brasil

No Brasil já vemos no dia a dia as grandes, médias e pequenas empresas mudando a sua forma de planejamento e incluindo em suas agendas as questões de sustentabilidade, ESG, selo verde, economia verde, economia circular, pois já é evidente que tudo isso levará ao sucesso a longo prazo e a uma melhoria de sua reputação no mercado consumidor, também cada vez mais os investidores e clientes estão exigindo isso, o que ajuda a impulsionar a implementação desses conceitos dentro do mercado. 

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB mostra que 94% dos empresários percebem oportunidades nas ações de sustentabilidade. 

“No recorte das 500 médias e grandes empresas industriais que participaram do estudo, praticamente todas (98%), já adotam pelo menos uma das principais práticas sustentáveis: gestão de resíduos e redução do desperdício de água e energia. E mesmo no cenário de adversidade, de recuperação econômica pós-pandemia, 63% das empresas pretendem aumentar os investimentos em sustentabilidade nos próximos anos” (PORTAL DA INDÚSTRIA).

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mao-esquerda-de-pessoa-segurando-folha-verde-886521/

Porém, apesar da economia verde ser um conceito que inspira cuidado com o meio ambiente, há ainda muitas críticas e divide opiniões sobre a prática efetiva, muitos trazem como uma falsa solução, um ambientalismo de mercado. 

Mas é preciso entendermos que os Estados podem definir políticas públicas que visem o melhor desenvolvimento econômico respeitando o meio ambiente, despertar a consciência em relação a exploração de recursos naturais, e a economia verde pode ser implantada nessas políticas! 

Fonte:

ECYCLE

INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL

PORTAL DA INDUSTRIA

UNEP