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Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Entenda o que é o Marketing Verde e veja alguns exemplos

Você já ouviu falar em Marketing Verde, Ecomarketing, Marketing Ambiental ou mesmo Marketing Sustentável? São estratégias de marketing para divulgação de ações sustentáveis que tem como objetivo promover a imagem de marcas e instituições em relação às questões socioambientais. 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/sustentabilidade-energia-globo-3300869/

Hoje a sustentabilidade deixou de ser uma utopia e faz parte da agenda e planejamento das empresas, pois é um requisito para sobrevivência no mercado e para atrair fundos de investimento. Além disso, os clientes e consumidores têm dado cada vez mais preferência a marcas e serviços que tem por trás propósitos e preocupações em relação ao meio ambiente e a sociedade. Segundo uma matéria publicada por Isabella Guedes no Blog Meio Sustentável em 2021

“Com o aumento da cobrança dos consumidores pela responsabilização sobre as questões ambientais, marcas e empresas passaram a buscar vender uma imagem ecologicamente consciente de seus negócios, assim como ter um posicionamento de respeito aos recursos naturais e à sociedade.”

Segundo Guedes o marketing verde deve seguir os princípios da sustentabilidade, assim para realizar um marketing verde a empresa ou a marca deve ser ecologicamente correta; economicamente viável; socialmente justa; culturalmente diversa.

Mas atenção: cuidado com o greenwashing! O marketing verde não pode ser associado ao greenwashing, ou seja, a empresa não pode vender uma imagem de ser sustentável, mas não realizar nenhuma ação real e metrificada para promover a sustentabilidade e evitar danos ao meio ambiente (discurso não condiz com a prática).

Marketing Verde: ganho de mercado e credibilidade

É cada vez mais notável que para empresas a responsabilidade social e ambiental é vista como uma tática para aumentar sua receita e impulsionar seu crescimento, sendo que a maior conscientização do consumidor, que muitas vezes opta por produtos que por trás tenham práticas que gerem melhorias tanto para o meio ambiente como para sociedade, estimula as organizações a investirem em projetos socioambientais. Um exemplo disso é o aumento da venda de produtos orgânicos produzidos por pequenas comunidades rurais, empresas que tenham algum tipo de certificação, selo ambiental ou práticas ESG. André Boudon já mencionava na Revista Negócios que promover o bem-estar social e ambiental será um fator decisivo para o sucesso nos negócios. 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/trabalho-em-equipe-cooperação-debate-3213924/

Rosabeth Moss Kanter publicou uma matéria na Harvard Business Review onde menciona que uma grande organização trabalha pelo lucro (óbvio), mas no caminho para obtê-lo investe no fortalecimento da sociedade e também na conservação do meio ambiente. Rosabeth destaca ainda que grandes empresas buscam algo maior do que transações para garantir seu propósito e sentido. 

Claro e Claro (2012, p. 291) já dizia há 10 anos atrás que “as atividades de uma empresa em relação a questões ambientais e sociais podem influenciar tanto os interesses dos stakeholders como o próprio desempenho econômico-financeiro a longo prazo”, os pesquisadores ainda falaram que “empresas que mantêm investimentos em sustentabilidade de forma estratégica e com visão de longo prazo podem beneficiar-se de uma vantagem competitiva de blindagem em relação aos efeitos da crise”. 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/dinheiro-moeda-investimento-2724241/

São numerosos os artigos e notícias que falam sobre o investimento e apoio a projetos socioambientais e sua relação direta com ganho no mercado e credibilidade de uma empresa, sendo que isto já vem sendo discutido e comprovado a tempos e o marketing verde vem para mostrar essas ações.

Exemplos de empresas que realizam marketing verde:

Nike’s Making App (IEB SCHOOL, 2019): a Nike abriu os olhos há alguns anos, ou pelo menos quis mostrar o grande dano que a indústria têxtil gera ao meio ambiente. Portanto, um objetivo muito tentador foi definido, tornando-se uma empresa líder em design inovador e sustentável. Ele começou aplicando mudanças diversas e inovadoras na produção de seus produtos, usando materiais como poliéster reciclado ou corantes biodegradáveis.

Foi em 2013 que usando o marketing verde a Nike lançou o  Making App, um aplicativo cujo objetivo principal é inspirar as novas gerações de designers de moda a usar materiais ecológicos para a criação de seus produtos. O aplicativo informa detalhadamente o impacto que diversos materiais têxteis têm sobre o meio ambiente, acompanhando esses produtos com diferentes alternativas de produtos menos poluentes.

Natura (NEIL PATEL; NATURA): a marca é ecologicamente correta, e pioneira em marketing verde no Brasil. Além de usar embalagens recicláveis e realizar projetos de conservação da Amazônia, a marca já assumiu a responsabilidade de reduzir suas emissões de carbono. 

Uma das principais referências da empresa nessa área é o Programa Logistica Reversa, que consiste em retirar de circulação embalagens e materiais já utilizados para encaminhá-los à reciclagem, adicionalmente, a Natura também oferece a opção de refil para seus produtos, o que contribui para evitar a quantidade de lixo no meio ambiente.

Coca-cola (NEIL PATEL): a marca carrega a sustentabilidade como valor, com foco no consumo consciente, dá exemplo de práticas sustentáveis: assumiu compromisso com um mundo sem resíduos, coletando e reciclando garrafas e latas; busca devolver para o meio ambiente o dobro de água que consome nos processos produtivos; fez uma ação de marketing verde em 2012, onde mudou a cor das latas para conscientizar a sociedade para a proteção dos ursos polares; chama a atenção dos consumidores para a importância de reciclar e ser mais consciente ecologicamente.

Viu quantos exemplos bacanas? Você conhece alguma empresa que faz uso do marketing verde?

Fonte:

BLOG MEIO SUSTENTÁVEL, 2021

CLARO e CLARO, 2012

HARVARD BUSINESS REVIEW

IEB SCHOOL, 2019

NATURA

NEIL PATEL

REVISTA NEGÓCIOS