Skip to main content
https://pixabay.com/pt/photos/paisagem-lua-noite-árvore-cerrado-1629977/

Biomas brasileiros: conheça algumas das suas características

O Brasil possui 66,3% de cobertura de vegetação nativa segundo a Embrapa e essas vegetações são os chamados biomas brasileiros, sendo que o país possui 6 tipos de biomas com características distintas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Os biomas possuem uma grande riqueza natural.  

“Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria” (IBGE EDUCA).

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/natureza-montanhismo-brasil-653908/

Vamos ver as características de cada bioma do nosso país? 

1.    Bioma Amazônia: 

A Amazônia é o maior bioma do Brasil e ocupa aproximadamente 40% do território nacional, é a maior floresta tropical do mundo. Inclui os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. 

Crescem no bioma Amazônia 2.500 espécies de árvores e isto representa um terço de toda a madeira tropical do mundo, e 30 mil espécies de plantas das 100 mil da América do Sul! (AGÊNCIA BRASIL, 2014)

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/rio-negro-anavilhanas-5379245/

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes, sendo que o seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo (AGÊNCIA BRASIL, 2014).

Além disso, a região abrange uma grande riqueza cultural que inclui o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar o vasto recurso natural sem esgotá-lo, causar desequilíbrio e nem destruir o habitat natural.

2. Bioma Mata Atlântica

O Bioma Mata Atlântica está localizado principalmente na faixa litorânea brasileira de Norte a Sul e abrange parte diversos estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas este bioma ocupava uma área de 1.110.182 Km², equivalente a 15% do território brasileiro, mas hoje restam apenas 12,5%. 

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/mata-atlântica-mangue-brasil-4569459/

Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, e há desta forma uma grande pressão sobre a biodiversidade e os recursos hídricos, que já enfrenta em diversas regiões problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição (INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS a).

3.  Bioma Cerrado

O bioma cerrado abrange aproximadamente de 25% do território nacional, o que equivale a uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções do Estado de São Paulo. Ainda há porções de cerrado em outros estados da federação ou em áreas dentro de outros biomas (ICMBIO).

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/paisagem-lua-noite-árvore-cerrado-1629977/

“O Cerrado é uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Acredita-se que mais de 40% das espécies de plantas lenhosas e 50% das abelhas sejam endêmicas” (ICMBIO).

O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil (CNN Brasil, 2021) e é conhecido como o “berço das águas”.

4.  Bioma Caatinga

A Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pelo clima semiárido. A área da Caatinga é de 844.453 Km² (ASSOCIAÇÃO CAATINGA) e abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. 

“A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro!” (CERRATINGA). 

“As variedades das rochas fizeram com que diferentes solos fossem formados na Caatinga (com diferentes minerais, profundidades, texturas e com maior ou menor capacidade de reter água). O clima da região, com longos períodos secos, permitiu que apenas as plantas com adaptações para suportar a deficiência de água prosperassem” (ASSOCIAÇÃO CAATINGA).

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/estrada-caatinga-semiárido-ceará-1114119/

Os rios que nascem na Caatinga secam na maior parte do ano, mas no bioma está localizado um dos mais importantes do Brasil, o São Francisco, que tem 80% das suas águas situadas na região. Outro importante rio perene que corta a área é o rio Parnaíba (CERRATINGA).

5.  Bioma Pampa

O Bioma Pampa é também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de 176,5 mil Km², cerca de 2% do território nacional, e é composto principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores) (INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS b).

No Brasil, o Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho.

“Estima-se que restam cerca de 30% da vegetação original, podendo gerar profundos impactos, como o risco de extinção de algumas espécies, o aumento da erosão e a intensificação do processo de arenização dos solos” (CNN Brasil, 2021).

6.  Bioma Pantanal

O Bioma Pantanal é uma região importante não só pelas suas belezas naturais como também pelo papel que desempenha na conservação da biodiversidade. É também chamado de “reino das águas”, e é um imenso reservatório de água doce, sendo desta maneira muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo (WWF).

A maior parte deste bioma está no oeste do Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de se estender ao Paraguai e Bolívia.

“O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta. Ele ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai” (WWF).

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/pântano-agua-céu-relva-natureza-2600811/

Já foram identificadas no bioma 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos (INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO MATO GROSSO DO SUL). Devido a sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000 (INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO MATO GROSSO DO SUL).

O Brasil tem uma riqueza gigantesca em relação a sua biodiversidade, é nosso papel conservá-la! 

Referências: 

AGÊNCIA BRASIL, 2014

ASSOCIAÇÃO CAATINGA

CERRATINGA

CNN Brasil, 2021

EMBRAPA

IBGE EDUCA

ICMBIO

INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS 

INSTITUTO BRASILEIRO DE FLORESTAS b

INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE DO MATO GROSSO DO SUL

WWF