Skip to main content
Imagem de Ralph Nas por Pixabay

Cidades que estão afundando

Você sabia que várias cidades ao redor do mundo estão afundando? É isso mesmo, diversas cidades estão afundando mais rápido do que o nível do mar está subindo! 

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de Rhode Island analisou 99 cidades em diferentes continentes e usando imagens de satélites de 2015 a 2020 descobriram que “pelo menos 33 cidades estão afundando mais de 1 centímetro por ano, cinco vezes a taxa de aumento do nível do mar – entre elas Houston, nos Estados Unidos, Kerala, na Índia, e Kobe, no Japão” (PESQUISA FAPESP, 2022). 

Esse é um processo que se chama subsidência de terra, ou seja, é o afundamento do terreno devido a deformação das camadas subterrâneas, decorrente na maioria das vezes pelo uso intenso da água subterrânea.

1_4.png

Fonte: Canva Pro

Vamos ver alguns exemplos de cidades que podem subir até o ano de 2100?

  • Jacarta, Indonésia: a cidade de Jacarta está afundando 15 cm por ano por causa do excessivo bombeamento de água subterrânea. Esse valor assustador faz com que as projeções digam que até 2050 grande parte da cidade pode não existir mais! 

“O governo indonésio aprovou recentemente um plano para mover a capital a 160 quilômetros de sua localização atual na ilha de Java, a fim de proteger seus 10 milhões de habitantes de mais inundações” (RADAR DO FUTURO, 2019).

O problema da mega cidade que abriga 30 milhões de pessoas (incluindo a região metropolitana) é complexo, uma vez que 60% da população faz uso de água subterrânea (SUPERINTERESSANTE, 2019

2_4.png

Fonte: Canva Pro

Houston, Texas: a cidade de Houston está afundando cerca de 5 cm por ano por causa do bombeamento desenfreado de água, e isso contribui para uma série de impactos a população (RADAR DO FUTURO, 2019).

 3_6.png

Fonte: Canva Pro

  • Nova Iorque, Estados Unidos: a cidade de Nova Iorque está afundado de 1 a 2 milímetros por ano, isso pode parecer pouco, mas tem um efeito bastante significativo, pois grande parte dos edifícios da cidade podem ficar danificados e em risco. Segundo uma pesquisa conduzida em 2020 por Elhacham et al. (2020) e citado por Correia (2023) “o aumento da urbanização, incluindo a drenagem e bombeamento de águas subterrâneas, só pode aumentar o problema de subsidência de Nova York”. Além disso, o peso dos edifícios estão contribuindo para esse afundamento! 

4_4.png

Fonte: Canva Pro

  • Cidade do México: o caso do afundamento de solo da Cidade do México devido a grande explotação de água subterrânea já é conhecido mundialmente, mas isso pode ainda se agravar e chegar a uma taxa de 20 a 30 metros até o final do século, segundo o geólogo Solano Rojas e o geofísico Enrique Cabral-Cano (LOPES, 2021).  

Atualmente a taxa de subsidência da cidade é de 8 a 12 cm, o que já é bastante elevado e causa problemas gigantescos. Se acordo com o especialista Efraín Ovando Shelley (Instituto de Engenharia de Unam) “é causador de situações críticas em muitas partes da cidade já que contribui para a aparição de fendas no terreno e para afetações na infraestrutura urbana, nas vias, nas casas e no patrimônio arquitetônico, artístico e cultural” (NOTÍCIAS UOL, 2018).

 5_2.png

Fonte: Canva Pro

O afundamento ou subsidência de solo é um problema complexo que requer soluções rápidas, uma vez que 635 milhões de pessoas podem ser impactadas até 2040, ou seja 19% da população mundial e representando cerca de 21% do Produto Interno Bruto do mundo (GALILEU, 2021). A subsidência tem sido negligenciada a tempos e uma das causas é sua lentidão, você só é capaz de reconhecer quando aparecem os danos! 

Fonte:

CORREIA, 2023

GALILEU, 2021

LOPES, 2021

NOTÍCIAS UOL, 2018

PESQUISA FAPESP, 2022

RADAR DO FUTURO, 2019

SUPERINTERESSANTE, 2019