
Inovação para um oceano sustentável
No dia 8 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos, e o tema deste ano realça a inovação e a sustentabilidade, duas ações que se colocadas em prática contribuem e muito para a conservação dos oceanos.
A data foi criada na reunião das Nações Unidas na RIO92 e o objetivo foi ter um dia para a conscientização e mobilização das pessoas em prol da conservação dos oceanos. Assim, novas tecnologias, metodologias, ideias e projetos que visem a relação sustentável com os recursos e vida marinha são extremamente imprescindíveis.
OCEANOS EM NOSSAS VIDAS
Não podemos esquecer dos inúmeros benefícios dos oceanos para vidas humanas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a pesca e a aquicultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-las de tempestades e ondas. Os oceanos absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global.
O Instituto Água Sustentável que tem como principal objetivo o uso sustentável da água, seja esta água doce ou salgada, apresenta uma série de curiosidades para lembrar a todos da importância deste recurso!
5. Os peixes de profundidade média do Oceano Pacífico Norte ingerem, anualmente, entre 12 mil a 24 mil toneladas de plástico – o que equivale a 480 milhões de garrafas de plástico de dois litros ou ao peso de 132 baleias azuis!
6. 95% do vasto reino subaquático permanece não mapeado, não observado e inexplorado.
7. Historicamente, existem quatro oceanos nomeados: o Atlântico, o Pacífico, o Índico e o Ártico. No entanto, a maioria dos países – incluindo os Estados Unidos – agora reconhece o antártico sul como o quinto oceano. O Oceano Antártico é o mais novo oceano a ser batizado.
8. O Pacífico é o oceano mais profundo. Sua profundidade média é de 4.300 metros. A bacia do Pacífico tem cerca de 75% de todos os vulcões ativos no mundo, e o oceano, uma coleção de 25.000 e 30.000 ilhas.
9 – Há 20 milhões de toneladas de ouro nos oceanos do mundo
10 – Harold Hackett é um homem que já jogou mais de 4,8 mil mensagens em garrafas no oceano e, desde então, recebeu mais de 3 mil respostas;
Compartilhe estas curiosidades com seus amigos!
ÁGUA SUSTENTÁVEL: PORQUE O MUNDO PRECISA DE ÁGUA.
Fonte das informações:
National Ocean Service – National Oceanic and Atmospheric Administration U. S. Department of Commerce