7 fatos surpreendentes que vão fazer você se importar mais com os oceanos

Você já deve ter ouvido falar que a maior parte da superfície da Terra é coberta por oceanos, mas a sua importância vai muito além disso! Os oceanos são reguladores de oxigênio, temperatura, são fontes de alimentos, são importantes para economia e há uma infinidade de fatores que exaltam a sua exuberância e imponência. 

pexels pixabay 302271

A partir de 2021 a ONU instituiu a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, é um processo que pretende ser inclusivo, participativo e global, que respeita as realidades locais para a construção de um futuro sustentável. O Instituto Água Sustentável não poderia ficar de fora desse marco tão importante, pois o mundo precisa de água. Vem descobrir algumas curiosidades sobre os oceanos.

1) O Oceano é o lar de quase 95% dos seres vivos (TOP MELHORES, 2020).

2) A maior cordilheira do planeta Terra é subaquática e é 10 vezes maior que o Andes: é o Cume Médio Oceânico, que serpenteia entre todos os continentes e se aproxima de 65.000 km de comprimento (TOP MELHORES, 2020).

3) Um iceberg poderia abastecer um milhão de pessoas com água potável por cinco anos: um grande iceberg da Antártica contém mais de 20 bilhões de galões de água, o que poderia fornecer água potável para um milhão de pessoas por cinco anos (TOP MELHORES, 2020).

iceberg 79389 1920

4) A maior cachoeira do planeta está no oceano! A catarata do estreito da Dinamarca é uma cachoeira subaquática entre a Groenlândia e a Islândia, formada pela diferença de temperatura na água em ambos os lados do estreito. Segundo o Serviço Nacional do Oceano dos Estados Unidos, a vazão da cachoeira é superior a 37 milhões de metros cúbicos por segundo, 50 mil vezes a das Cataratas do Niágara (TOP MELHORES, 2020).

5) A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas? (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2018)

6) Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos mares e oceanos do planeta todos os anos. Pneus de automóveis, garrafas, sacos de plástico, redes de pesca contam-se de entre os resíduos mais comuns. É estimado que isto afeta mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2018).

7) A Grande Barreira de Corais se estende por mais de 1.600 milhas de comprimento. Portanto, ainda pode ser visto a partir da Estação Espacial Internacional (MEGA CURIOSIDADES, 2016).

pexels james lee 2016941

Gostou das curiosidades? Tem alguma que gostaria de nos contar? Comente aqui! 

Fonte das Informações:

MEGA CURIOSIDADES, 2016

NATIONAL GEOGRAPHIC, 2018

TOP MELHORES, 2020

água, oceanos

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved.