Lançamento - Coletânea de legislação das águas subterrâneas do Brasil

No dia 8 de agosto de 2018 foi realizado no auditório da Sede do Conselho na Avenida Angélica, na cidade de São Paulo o Fórum de Recursos Hídricos e a sua Legislação, uma realização conjunta dos Fóruns de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino e do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP.

No evento também foi lançado a Coletânea de Legislação das Águas Subterrâneas do Brasil, dos autores Dr. Everton de Oliveira e Dra. Luciana Cordeiro. A Coletânea é composta por 5 volumes, abrangendo em cada volume as diferentes regiões do Brasil (sudeste, sul, centro-oeste, nordeste e norte). A Coletânea de Legislação das Águas Subterrâneas do Brasil pode ser baixada gratuitamente no site da Editora Água Sustentável.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli; o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Doutor Ricardo Borsari; o Diretor-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB,  Engenheiro Dr. Carlos Roberto dos Santos; o Secretário Executivo da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, Geólogo Dr. Everton de Oliveira; a Professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP – Limeira, Drª Luciana Cordeiro de Souza Fernandes; a Coordenadora dos Fóruns de Entidades de Classe, Engenheira Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos; o Diretor de Educação do Crea-SP, Engenheiro Elio Lopes dos Santos; o Diretor de Valorização Profissional Adjunto, Geólogo Daniel Cardoso; e o Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, Tec. Daniel Montagnoli Robles.

Com palestrantes de alto nível o evento foi um sucesso de publico.

O Geólogo Daniel Cardoso afirmou que é um compromisso da atual Diretoria do Conselho firmar termos de cooperação técnica com as entidades representativas da área, o que possibilita resultados mais efetivos em fiscalização, e acrescentou que “além dos cursos, treinamentos e palestras para aprimoramento, fiscalizar também é uma forma de valorizar o profissional, garantindo o mercado de trabalho para quem está habilitado”.

O Secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Dr. Ricardo Borsari, destaca em sua palestra  “estamos ultimando a preparação de um termo de cooperação entre o DAEE e o Crea-SP no sentido de implementar a fiscalização das ações de recursos hídricos. Em um país tão carente de recursos como o nosso, é importante que a gente consiga compor as equipes com profissionais de várias instituições, reduzindo custos e aumentando a eficiência do processo fiscalizatório.Vejo aqui uma ação que, não tenho dúvida, será revestida de sucesso”.

Outra palestra de grande destaque foi do Presidente-Diretor da CETESB, Dr. Carlos Roberto dos Santos, cujo tema foi “Legislação e cooperação entre Cetesb e Crea-SP”.

Outros destaques são as palestras “A Fiscalização do CREA-SP em poços tubulares profundos”, proferida  pelo Engenheiro Civil Ademir Alves do Amaral – Gerente do Departamento Operacional do CREA-SP, “Serviço Geológico do Brasil e a legislação de águas subterrâneas” do Geólogo Thales de Queiroz Sampaio – Serviço Geológico do Brasil – CPRM que mencionou a importância da instituição para as águas subterrâneas, “Restrições indevidas ao uso de águas subterrâneas”, com o palestrante Dr. Wladimir Antonio Ribeiro, mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, e “ABAS, APG e CREA” do Geólogo José Paulo Netto – Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

O Portal de notícias do CREA-SP publicou uma matéria destacando o evento, você pode conferir AQUI.

Fotos: CREA-SP.

águas subterrâeas, coletânea, publicação, editora

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved. Web version 3.2.