Por que enchentes acontecem

Rios que transbordam, ruas inundadas, carros sendo levados, casas e cidades cobertas pelas águas. Estes são reflexos das enchentes e inundações que se repetem todos os anos, principalmente nos grandes centros urbanos.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ENCHENTES

As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez. 

Além de problemas estruturais, há também problemas orçamentários municipais, já que essa verba geralmente é escassa (ou mal gerida) para promover eficientes políticas públicas para contenção de enchentes, que acabam levando tudo embora e causando grandes prejuízos. 

PROBLEMAS CAUSADOS PELAS ENCHENTES E SUAS SOLUÇÕES

Outros problemas da “doença das cidades”, como denominou as enchentes o apresentador Jorge Machado em seu programa Arena Livre, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é o assoreamento da drenagem, com redução da capacidade de escoamento de condutos, rios e lagos urbanos e também transporte de substâncias poluentes agregadas ao sedimento, de acordo com o professor e hidrólogo Carlos Tutti.

A vegetação tem papel primordial para retenção das águas das chuvas, com capacidade de reter até 85% do volume de água, porém são cada vez mais escassas nas cidades. Melhoria do sistema de drenagem, galerias e bueiros, soluções estruturais e projetos de construção e recuperação de áreas verdes são imprescindíveis para amenizar os impactos das enchentes. 

Veja mais vídeos lúdicos e divertidos e conheça melhor o Professor Água: https://materiais.aguasustentavel.org.br/professor-agua

professor água, enchentes

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved. Web version 3.2.