Como a água é tratada?

A água potável é essencial para saúde, higiene, produção de bens, alimentação, desenvolvimento econômico. De acordo com um levantamento realizado em 2018, 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e aproximadamente 100 milhões não têm rede de coleta de esgoto (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018; Trata Brasil, 2020). Em um contexto global Pérez (Smart Water Magazine, 2020) destaca que 75% das famílias não têm acesso a água potável.

É evidente que este é um cenário alarmante e o fornecimento de água potável é importantíssimo e para isso é necessário tratamento de água.

agua tratada 2

Legislações Ambientais que definem padrões de qualidade de água

Leis que definem a qualidade da água para consumo humano ou não são imprescindíveis.  No Brasil, a primeira legislação específica sobre recursos hídricos surgiu em 1934, com o Código das Águas, através do Decreto de Lei nº 24.643, este definia normas para classificação e utilização das águas. Além disso, determinou os direitos de usos.

Outra importante resolução é a Resolução CONAMA nº 357 de 2005, esta dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

agua tratada 3

Em 12 de dezembro de 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2914 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A partir de 03 outubro de 2017 a Portaria 2914 passa a ser chamada de Portaria de Consolidação 5 e destaca em seu ANEXO XX o controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Mas enfim, como é o tratamento de água no Brasil?

O primeiro passo é realizar a captação da água, ou seja, a retirada de água de rios ou poços. A água de poço terá um tratamento diferente da água retirada de um rio, muitas vezes o processo de tratamento é mais simples, aqui será apresentada uma simples explicação dos demais processos para tratamento de água superficial (água captada de um rio).

Após a captação é realizado a adução que é o transporte da água, o qual pode ser por dois caminhos: a água é levada in natura para a Estação de Tratamento de Água (ETA) ou a água já tratada é transportada para o sistema de distribuição.

O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de flocos com as partículas)  e decantação (a água passa por grandes tanques para separa os flocos de sujeira).

Posteriormente a água passará pelo processo de filtragem em tanques compostos por pedras, areia e carvão antracito (retém o resto da sujeira que não foi eliminada no processo anterior), em seguida vem os processos de pós-alcalinização (correção do pH), desinfecção (última adição de cloro, garante que a água chegue livre de bactérias e vírus até o consumidor) e fluoretação (adição de flúor a água).

A água também passará por uma série de testes que incluem: PH, turbidez, quantidade de cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor para enfim chegar ao usuário.

agua tratada 4

Nossa missão é conservar os recursos hídricos

Muitos estudos têm demonstrado que sistemas de tratamento podem não remover a toxicidade de efluentes, mesmo quando o descarte atende aos limites determinados nos padrões de emissão. Desta maneira, manter a qualidade dos recursos hídricos é questão complicada e exige estudos, monitoramento, cooperação entre o meio técnico e científico e conservação dos corpos hídricos.

As leis e decretos existem para se definir um apropriado padrão de qualidade de água para os mais variados usos e também para auxiliar na conservação dos recursos hídricos. Porém, necessitam se adequar ao crescimento populacional, às alterações do padrão de consumo e ao aumento da poluição.

Fontes das informações:

  • Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018
  • Trata Brasil, 2020
  • Smart Water Magazine, 2020
  • Sabesp
  • EOS Organização e Sistemas Ltda

água potável, tratamento, higiene

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved. Web version 3.2.