Inovação para um oceano sustentável

No dia 8 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos, e o tema deste ano realça a inovação e a sustentabilidade, duas ações que se colocadas em prática contribuem e muito para a conservação dos oceanos. 

A data foi criada na reunião das Nações Unidas na RIO92 e o objetivo foi ter um dia para a conscientização e mobilização das pessoas em prol da conservação dos oceanos. Assim, novas tecnologias, metodologias, ideias e projetos que visem a relação sustentável com os recursos e vida marinha são extremamente imprescindíveis.

oceano 1

OCEANOS EM NOSSAS VIDAS

Não podemos esquecer dos inúmeros benefícios dos oceanos para vidas humanas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a pesca e a aquicultura juntas asseguram a subsistência de 10 a 12% da população mundial, e que quase 200 milhões de pessoas dependem dos recifes de corais para protegê-las de tempestades e ondas. Os oceanos absorvem gás carbônico e ajudam a minimizar o aquecimento global. 

oceano 2

O Instituto Água Sustentável que tem como principal objetivo o uso sustentável da água, seja esta água doce ou salgada, apresenta uma série de curiosidades para lembrar a todos da importância deste recurso! 

oceano 3

5. Os peixes de profundidade média do Oceano Pacífico Norte ingerem, anualmente, entre 12 mil a 24 mil toneladas de plástico – o que equivale a 480 milhões de garrafas de plástico de dois litros ou ao peso de 132 baleias azuis!

6. 95% do vasto reino subaquático permanece não mapeado, não observado e inexplorado.

oceano 4

7. Historicamente, existem quatro oceanos nomeados: o Atlântico, o Pacífico, o Índico e o Ártico. No entanto, a maioria dos países – incluindo os Estados Unidos – agora reconhece o antártico sul como o quinto oceano. O Oceano Antártico é o mais novo oceano a ser batizado.

8. O Pacífico é o oceano mais profundo. Sua profundidade média é de 4.300 metros. A bacia do  Pacífico tem cerca de 75% de todos os vulcões ativos no mundo, e o oceano, uma coleção de  25.000 e 30.000 ilhas. 

9 – Há 20 milhões de toneladas de ouro nos oceanos do mundo

10 – Harold Hackett é um homem que já jogou mais de 4,8 mil mensagens em garrafas no oceano e, desde então, recebeu mais de 3 mil respostas;

oceano 5

Compartilhe estas curiosidades com seus amigos!

ÁGUA SUSTENTÁVEL: PORQUE O MUNDO PRECISA DE ÁGUA.

Fonte das informações:

National Geographic 

National Ocean Service – National Oceanic and Atmospheric Administration U. S. Department of Commerce 

Mega Curioso

sustentabilidade, oceanos

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved. Web version 3.2.