Como é a água no país do Papai Noel?

O Papai Noel é uma das figuras mais lúdicas do Natal, o bom velhinho representa sentimentos de bondade, esperança e gratidão que invadem o Natal. A sua figura mexe com a imaginação das crianças que escrevem cartas dizendo o que querem ganhar, e segundo a lenda, o Papai Noel na véspera de natal percorre o céu em um trenó puxado por nove renas levando os presentes às crianças que se comportaram bem durante o ano.

pexels cottonbro 3150031

Você sabe onde mora o Papai Noel? Na década de 1920 muitos sugeriram que a casa do bom velhinho seria em Korvatunturi, uma colina rochosa na Lapônia finlandesa, porém só em 1984 o Papai Noel estabeleceu residência fixa na Lapônia, e em 1985 o governo inaugurou nos arredores de Rovaniemi a Vila do Papai Noel (TERRA À VISTA, 2018). 

A pergunta que não quer calar: mas o que o Papai Noel tem a ver com água? 

            É de conhecimento de todos que a água é essencial a vida e não é diferente para o Papai Noel, Mamãe Noel e suas renas. Além disso, para a produção de tantos brinquedos e fabricação do trenó é preciso água, nem que seja indiretamente ao longo de sua cadeia de produção. Assim, que tal aprender algumas curiosidades sobre água na terra do Papai Noel? 

- Sauna: você sabia que é uma invenção finlandesa? Existem mais saunas que carros no país e os finlandeses fazem sauna em qualquer época do ano. A forma tradicional é aguentar a temperatura que pode variar entre 80o C a 100o C e entrar na água gelada logo em seguida! No inverno, ainda fazem o avanto que é um buraco no gelo onde mergulham o corpo (não a cabeça) na água abaixo de zero (CONEXÃO EUROPA, 2020). 

- Quase todo o território é floresta ou lago: cerca de três quartos do território finlandês são cobertos por florestas. Como se não bastasse, boa parte do que não é floresta é água. A Finlândia é chamada de “terra dos mil lagos”, mas na verdade o apelido subestima a realidade: são 188.000 lagos, desde a área metropolitana da capital até o norte, lá pela Lapônia (terra do Papai Noel) (JANELAS ABERTAS, 2020).

- A água potável mais limpa do mundo:  Napapiirin Energia ja Vesi (NEVE), no coração da Lapônia finlandesa, tem a água potável mais pura do mundo. A água bombeada do solo é tão limpa que quase não precisa de processamento ou adição de produtos químicos, tornando-a excepcionalmente pura e saborosa. Em Rovaniemi, a água da torneira é tão pura que não só tem um gosto bom, como também é mais limpa do que a água engarrafada das lojas (Lapland - Above Ordinary, 2020).

- Você pode beber água da torneira em qualquer lugar e também pode encher suas próprias garrafas com água mineral limpa e refrescante de graça (WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020).

Captura de Tela 2020 12 21 às 14.52.13

Fonte:  WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020

Viu quanta coisa boa tem no país do Papai Noel? Nós do Instituto Água Sustentável desejamos a todos um Feliz Natal!

Água Sustentável: porque o mundo precisa de água.

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Fonte das informações: 

CONEXÃO EUROPA, 2020

JANELAS ABERTAS, 2020

Lapland - Above Ordinary, 2020

TERRA À VISTA, 2018

 WATER – A PURE REASON TO VISIT FINLAND, 2020

 

água, natal, Papai Noel

The Água Sustentável Institute promotes the sustainable use of water through the development of studies, projects and research and the holding of scientific and educational events.
2021 © All rights reserved. Web version 3.2.