Instituto Água Sustentável e Revista Águas do Brasil

porque mundo precisa aguaEntitulado “Porque o mundo Precisa de Água” publicado na Revista Águas do Brasil e de autoria de Everton de Oliveira (Diretor do IAS) e Bruna Soldera (Conselheira do IAS) trata de um assunto de interesse global, ou deveria ser, a água e sustentabilidade.

O artigo foi publicado na Edição n. 26 da Revista, cujo editor chefe é o Dr. Lupercio Ziroldo Antonio (Presidente da REBOB, Secretário Técnico Permanente da Rede Latino Americana de Organismos de Bacia).

A publicação aborda a importância da água para a humanidade, para produção de bens e serviços, além de trazer a discussão sobre sustentabilidade hídrica. Os autores afirmam que “É preciso que repensemos nossas regras sob a ótica da sustentabilidade. Todas as regras assumidas e aceitas como boas e eficientes precisam ser revistas de modo a garantir a qualidade e a quantidade de água para as gerações futuras. Muitas das ações tidas como adequadas e bem-intencionadas podem não ser sustentáveis”.

aguas do brasilO artigo destaca ainda o princípio de compensação hídrica e menciona um novo conceito chamado Água Compensável. “Como as atividades humanas tendem alterar a situação original da água, sempre pode existir a necessidade de compensação. Este princípio permite compensar as alterações causadas, além de possibilitar a criação de um mercado de créditos hídricos que auxilie o processo de compensação hídrica através do tratamento de água ou de recarga induzida de aquíferos, por exemplo”, dizem os Doutores Everton de Oliveira e Bruna Soldera.

Água disponível com boa qualidade é imprescindível, pois o mundo precisa de água!

LEIA O ARTIGO COMPLETO NA REVISTA ÁGUAS DO BRASIL.

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.