Como a água é tratada?

A água potável é essencial para saúde, higiene, produção de bens, alimentação, desenvolvimento econômico. De acordo com um levantamento realizado em 2018, 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e aproximadamente 100 milhões não têm rede de coleta de esgoto (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018; Trata Brasil, 2020). Em um contexto global Pérez (Smart Water Magazine, 2020) destaca que 75% das famílias não têm acesso a água potável.

É evidente que este é um cenário alarmante e o fornecimento de água potável é importantíssimo e para isso é necessário tratamento de água.

agua tratada 2

Legislações Ambientais que definem padrões de qualidade de água

Leis que definem a qualidade da água para consumo humano ou não são imprescindíveis.  No Brasil, a primeira legislação específica sobre recursos hídricos surgiu em 1934, com o Código das Águas, através do Decreto de Lei nº 24.643, este definia normas para classificação e utilização das águas. Além disso, determinou os direitos de usos.

Outra importante resolução é a Resolução CONAMA nº 357 de 2005, esta dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

agua tratada 3

Em 12 de dezembro de 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2914 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A partir de 03 outubro de 2017 a Portaria 2914 passa a ser chamada de Portaria de Consolidação 5 e destaca em seu ANEXO XX o controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Mas enfim, como é o tratamento de água no Brasil?

O primeiro passo é realizar a captação da água, ou seja, a retirada de água de rios ou poços. A água de poço terá um tratamento diferente da água retirada de um rio, muitas vezes o processo de tratamento é mais simples, aqui será apresentada uma simples explicação dos demais processos para tratamento de água superficial (água captada de um rio).

Após a captação é realizado a adução que é o transporte da água, o qual pode ser por dois caminhos: a água é levada in natura para a Estação de Tratamento de Água (ETA) ou a água já tratada é transportada para o sistema de distribuição.

O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de flocos com as partículas)  e decantação (a água passa por grandes tanques para separa os flocos de sujeira).

Posteriormente a água passará pelo processo de filtragem em tanques compostos por pedras, areia e carvão antracito (retém o resto da sujeira que não foi eliminada no processo anterior), em seguida vem os processos de pós-alcalinização (correção do pH), desinfecção (última adição de cloro, garante que a água chegue livre de bactérias e vírus até o consumidor) e fluoretação (adição de flúor a água).

A água também passará por uma série de testes que incluem: PH, turbidez, quantidade de cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor para enfim chegar ao usuário.

agua tratada 4

Nossa missão é conservar os recursos hídricos

Muitos estudos têm demonstrado que sistemas de tratamento podem não remover a toxicidade de efluentes, mesmo quando o descarte atende aos limites determinados nos padrões de emissão. Desta maneira, manter a qualidade dos recursos hídricos é questão complicada e exige estudos, monitoramento, cooperação entre o meio técnico e científico e conservação dos corpos hídricos.

As leis e decretos existem para se definir um apropriado padrão de qualidade de água para os mais variados usos e também para auxiliar na conservação dos recursos hídricos. Porém, necessitam se adequar ao crescimento populacional, às alterações do padrão de consumo e ao aumento da poluição.

Fontes das informações:

  • Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018
  • Trata Brasil, 2020
  • Smart Water Magazine, 2020
  • Sabesp
  • EOS Organização e Sistemas Ltda

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.