Geominas - Brasil é um país com vocação mineral

O Brasil é reconhecidamente um país de vocação mineral. O Estado do Pará, especificamente, ocupa atualmente a segunda posição no ranking dos estados produtores de recursos minerais, ficando atrás apenas de Minas Gerais, o maior produtor nacional. Além disso, a Amazônia, como última fronteira de expansão de atividades econômicas, nesse começo de terceiro milênio, deve incorporar entre 40 e 50 novas frentes de produção mineral, de diversas substâncias – ferro, ouro, bauxita, níquel, cobre, entre tantos outros – configurando áreas que se encontram atualmente em franco processo de desenvolvimento, após definida a viabilidade econômica de ocorrências minerais que se tornaram jazidas.

geominas 2

Além da mineração dita empresarial existe outra atividade mineral não menos importante, denominada Mineração Social, desenvolvida nas periferias das sedes municipais, por todo o país. Trata-se de uma mineração de pequeno porte, voltada para a produção de materiais de emprego imediato na construção civil –areia, seixo, argila, brita- que contribui significativamente para a geração de emprego e renda.

Atuação profissional na mineração

A atuação profissional na área de mineração é uma próspera oportunidade de mercado. A área, que representa 4% do PIB brasileiro, hoje exige que o profissional de mineração conheça a legislação relacionada a área, os instrumentos legais e também os procedimentos administrativos para obtenção e gestão dos direitos minerários. 

geominas 3

Em 2001, com implementação de normas internacionais, começou a ser regulamentada a apresentação de projetos de mineração, com diretrizes para coleta de dados e produção de relatórios, metodologias para estudos, qualificações e certidões obrigatórias.

Especialização na área é uma oportunidade de mercado

O curso de Geominas: geologia de minas e técnicas de lavra à céu aberto é uma importante oportunidade para capacitação profissional, com objetivo de preparar recursos humanos – sabidamente carentes – para atender a demanda do setor de lavra e tratamento.

É um curso EAD, o que permite assistir às aulas de qualquer lugar desde que tenha acesso a internet, possui professores altamente qualificados e certificado de uma Universidade Federal, Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Acesse AQUI e veja a grade de disciplinas e inscreva-se. Faça parte deste time! 

 

engenharia, mineração

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.