Skip to main content
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/corpo-de-agua-calmo-durante-o-por-do-sol-434551/

Qual a relação das mudanças climáticas com a água?

Mudanças climáticas é um tema recorrente há muito tempo e, como o próprio nome já diz, são alterações no clima que causam impacto em várias partes do globo. Entre os pontos mais críticos estão a extinção de espécies, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar, chuvas intensas em diferentes partes do planeta, temperaturas altíssimas, entre outras. 

No Quarto Relatório Científico do IPCC AR4 há evidências que as mudanças no clima podem afetar significativamente o planeta, em especial no que se refere a extremos climáticos, com maior intensidade em países menos desenvolvidos em região tropical (MARENGO, 2008). Isso vem se comprovando ao longo dos anos, “grande parte dos países menos desenvolvidos já enfrenta períodos incertos e irregulares de chuvas, e as previsões para o futuro indicam que as mudanças climáticas vão tornar a oferta de água cada vez menos previsível e confiável” (MARENGO, 2008). A escassez de água, agravada pela mudança climática, pode custar a algumas regiões até 6% de seu PIB, estimular a migração e gerar conflitos (WORLD BANK, 2021).

A superexploração, degradação e contaminação das águas superficiais e subterrâneas atingiram proporções alarmantes, e podem comprometer a oferta de água já no presente caso nenhuma medida seja tomada. 

Mas afinal qual a relação das mudanças climáticas com a água?

As mudanças climáticas impactam os recursos hídricos e têm reflexo no ciclo da água causando danos à economia, sociedade e meio ambiente. A água tem uma relação íntima com diversos setores, desde a energia e florestas à agricultura e desenvolvimento urbano e tem um papel crítico tanto na mitigação quanto na adaptação ao clima (WORLD BANK, 2021). Assim, à medida que o mundo se torna mais quente, úmido e seco devido às mudanças climáticas, a segurança da água se tornou uma prioridade global

Para evitar uma catástrofe é preciso fazer algo agora, é preciso ter gestão e gerenciamento eficientes e profissionais qualificados, além disso, é necessário criar políticas inteligentes de água, desenvolver planos de bacias hidrográficas e investir em infraestrutura hídrica resiliente. A gestão da água é fundamental para a adaptação ao clima, garantindo alocações de água eficientes e flexíveis, fechando a lacuna entre a oferta e a demanda de água e garantindo a sustentabilidade ambiental (WORLD BANK, 2021). 

Para tentar mitigar os impactos das mudanças climáticas, a gestão eficiente e sustentável também deve ser colocada em prática no setor agrícola. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO), a agricultura é o setor que mais consome água, chegando a consumir 70% de toda água utilizada no planeta. No Brasil, de  acordo com a Embrapa, a irrigação é a maior responsável por esta demanda de água e o país conta com uma área irrigável de 6,95 milhões de hectares (AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS). O manejo da água nesse setor nem sempre é realizado de maneira eficiente. 

Vivemos uma realidade em que a escassez da água afeta 40% da população mundial, e até 2050 é previsto que uma em cada quatro pessoas será afetada pela carência de água (PNUD BRASIL). Vale destacar que o acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental (AGENDA 2030). As mudanças climáticas podem agravar esse cenário e não há dúvidas que a crise climática é também uma crise hídrica, é uma relação próxima e que caminha lado a lado.

Não podemos esquecer que o mundo precisa de água!

Siga nossas redes sociais para continuar aprendendo sobre os assuntos mais relevantes relacionados à água e meio ambiente: 

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Referências:

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS:

https://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/storymaps/stories/a874e62f27544c6a986da1702a911c6b

Agenda 2030: http://www.agenda2030.org.br/ods/6/

MARENGO, 2008: https://www.scielo.br/j/ea/a/fXZzdm68cnzzt6Khr8zYx3L/

PNUD BRASIL: 

https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals/goal-6-clean-water-and-sanitation.html

WORLD BANK, 2021: 

https://blogs.worldbank.org/water/time-adapt-changing-climate-what-does-it-mean-water?CID=WAT_TT_Water_EN_EXT