Skip to main content

Brasil pode ser potência na remoção de carbono da atmosfera

O artigo publicado pelo Jornal Estadão diz que o Brasil pode ser potência na remoção de carbono da atmosfera! O artigo foi escrito pelos geólogos Everton de Oliveira (Diretor do Instituto Água Sustentável) e Mario Luis Assine (Professor da UNESP Campus de Rio Claro).

POST BLOG EMAIL 600 300 px 28

Os autores afirmam que o país possui um extenso parque de usinas produtoras de etanol em áreas com subsolo apropriado para o armazenamento geológico de CO2, que é considerado o maior vilão do aquecimento global.

“Ainda em sua infância, os projetos de CCS [Carbon Capture and Storage - Armazenamento Geológico do Carbono, em português] se baseiam nas tecnologias consolidadas da indústria do petróleo, da hidrogeologia e da geoquímica. O Brasil tem tudo para sair na frente, pois conta com uma indústria de óleo e gás estabelecida, profissionais capacitados e uma matriz energética limpa que o CCS pode potencializar.”

3_5.png

Fonte: Canva Pro

“Assim, o surgimento de um mercado mundial de créditos de carbono, com a formação de preços atrativos para a tonelada de CO2 capturada e armazenada, põe os produtores de etanol brasileiros diante de uma grande oportunidade de liderar a transição da indústria de energia para a economia de baixo carbono.”

Leia o artigo completo em:
Jornal Estadão, 2023: https://www.estadao.com.br/opiniao/espaco-aberto/brasil-pode-ser-potencia-na-remocao-de-carbono-da-atmosfera/

Nova Cana, 2023 (link aberto): https://www.novacana.com/noticias/brasil-potencia-remocao-carbono-atmosfera-020523