Skip to main content

Desafios e oportunidades globais para a implementação de CCS

A busca de soluções para enfrentar as mudanças climáticas têm colocado os projetos de impactos socioambientais em pauta, sobretudo em agendas internacionais objetivando soluções para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e promover o desenvolvimento sustentável.

Criado pela ONU em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principais referências para a problemática socioambiental, buscam definir metas e ações concretas para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. 

Nesse sentido, a implementação de projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) tem se destacado como uma solução promissora, com potencial para endereçar diversos ODS.

Quer conhecer os desafios e oportunidades referente a implementação de CCS no mercado? Continue conosco!

Como funciona a captura e armazenamento de carbono? 

A técnica mais praticada atualmente relacionada a CCS – Carbon Capture and Storage, é baseada na captura do dióxido de carbono para estocagem no subsolo, em locais pré-estabelecidos, ou para reutilizar em processos industriais da própria empresa, neste segundo a sigla CCS muda para CCUS – Carbon Capture Utilization and Storage, captura, armazenar e utilizar o carbono, em tradução livre. 

A Petrobrás, é um grande exemplo desta “reciclagem”, realizando a reinjeção de carbono em nove plataformas de petróleo como forma de manter a pressão interna no reservatório e aumentar a quantidade de óleo extraído. 

Como a captura desse elemento é possível gerar bioenergia, cuja aplicação de CCS pode levar à remoção de carbono na atmosfera. Uma ótima oportunidade de captura, pois 40 milhões de toneladas aplicadas a esses processos chamados de BECCS, sigla para Bioenergy Energy with Carbon Capture and Storage – Energia e Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono, se unem a aplicação de CCS à bioenergia. 

 

Viabilidade econômica e incentivos 

Para que o mercado privado decida investir em iniciativas de CCS, é preciso que as oportunidades estejam bem definidas em relação à expansão para novos projetos ou para reduzir emissões da própria operação industrial. Grande parte dos setores industriais e do agronegócio estão se adequando às políticas nacionais e internacionais sobre a obrigação de reduzir os gases do efeito estufa e se preparando para uma transição de menor impacto econômico para atender essa iniciativa. 

Nesse sentido, CCS se mostra como uma importante vertente não apenas para cumprir metas de descarbonização, mas também para reposicionamento da competitividade das indústrias e dos produtores de combustível e biogás no mercado interno e externo. 

Para que soluções tecnológicas de alto impacto consigam diminuir as emissões e consequentemente atingir as metas climáticas, devem ser implementados mecanismos efetivos de precificação de carbono. A atribuição de valor à redução das emissões de CO2, com regras claras e funcionais, é essencial para a escalabilidade e efetividades dessas soluções.

A Indústria Verde

Trata-se de um conceito de sistema de gestão de fábricas que preza pela sustentabilidade, atuando contra os impactos negativos ao meio ambiente em detrimento às suas atividades, internalizando suas responsabilidades. Em outras palavras, o conceito leva em consideração desde a extração e utilização de matérias-primas, o uso de energias renováveis durante a operação e o descarte correto de resíduos. 

Além das iniciativas que reconhecem e beneficiam os participantes desse movimento, como a adesão do selo verde – certificação concedida a produtos, serviços ou empresas que adotam práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis em suas atividades – adotar boas práticas de sustentabilidade tornou-se um quesito obrigatório para as empresas e indústrias.

CCS pode viabilizar competitividade e desenvolvimento regional 

A implementação de projetos de CCS tem se destacado como uma solução promissora, com potencial para endereçar diversos ODS. Além de contribuir diretamente para o ODS 13 - Ações contra a mudança global do clima, CCS também pode ter impactos positivos na geração de Energia limpa e acessível (ODS 7), para criação de trabalho decente e crescimento econômico (ODS 9), com indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9), com a vida na água (ODS 14) e terrestre (ODS 15), e para a implementação de Parcerias (ODS 17).

Quando aplicados a usinas termelétricas, projetos de CCS contribuem para o ODS 7, promovendo a descarbonização da produção de energia a partir de combustíveis fósseis, em geral mais acessíveis e com mais de 80% de participação na matriz energética mundial. Isso significa que o CCS pode, em muitos casos, viabilizar a produção de energia limpa e acessível. 

Além de ser uma nova atividade econômica, com expertise e cadeia de valor própria, que gerará empregos e contribuirá para a economia local, a adoção de estrutura de captura e/ou armazenamento de carbono dentro dos processos industriais já existentes contribuirá para que muitas indústrias continuem operando de forma competitiva em um contexto de pressão por redução de atividades emissoras.

Ou seja, projetos de CCS podem ser ainda importantes vetores de desenvolvimento regional, pois abrange a criação de uma nova atividade econômica e toda uma cadeia de suprimentos voltada às operações de armazenamento de CO2, mas também importante para manutenção de postos de trabalhos já existentes. 

Projetos de CCS contam com tecnologias inovadoras que podem contribuir para a melhoria da infraestrutura industrial e para a promoção da inovação em diferentes setores da economia. A implementação da CCS pode ajudar a impulsionar a transformação da indústria em direção a uma economia de baixo carbono e a promover a adoção de tecnologias mais limpas e eficientes. 

 

Referências consultadas:

Economia de baixo carbono – Impactos de novos marcos regulatórios e tecnologias sobre a economia brasileira. 2015. Disponível em: https://www.hu.usp.br/wp-content/uploads/sites/83/2015/07/Economia_de_Baixo_Carbono.pdf  Acesso em: 06 jul. 2024.

Mudanças climáticas e a contribuição da tecnologia de CCS para os desafios da mitigação do clima. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/JvXgJZPHpRL5TNKGFywt99H/lang=pt&format=pdf Acesso em: 06 jul. 2024.

1° Relatório Anual de CCS no Brasil 2022/2023. Disponível em: https://www.ccsbr.com.br/_files/ugd/11a7f0_f79d8b3570e04429974fa4a67d44481.pdf  Acesso em: 06 jul. 2024.