Skip to main content

O que é Cédula de Produto Rural Preservação?

Você já ouviu falar sobre “Cédula de Produto Rural Preservação (CPR-Preservação)”? 

O CPR-Preservação oferece recursos financeiros para o produtor rural, utilizando a preservação de bens ambientais como garantia! Ela foi lançada pelo Banco do Brasil e está inserida dentro da categoria de CPRs Verdes (títulos emitidos por produtores agropecuários que realizem atividades ou serviços ambientais que proporcionem a manutenção ou recuperação de áreas florestais - BLOG ECCAPLAN, 2021). Assim, o CPR-Preservação pode ser emitido para conservação e para recuperação de florestas nativas e biomas (ESTADÃO, 2022).

pexels binyamin mellish 169523

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/planta-de-plantio-masculino-169523/

“Como garantia de empréstimos, o título oferece ações que resultem na manutenção ou no aumento do estoque de carbono florestal, diminuam o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, possibilitando a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos ou do solo” (ESTADÃO, 2022).

Como funciona a CPR-Preservação?

Segundo uma matéria publicada no Jornal Estadão em 2022, “o produtor rural pode transformar os projetos de conservação em ativos a serem negociados com empresas ou instituições que precisam realizar atividades de compensação de carbono ou proteção de áreas ambientais. Para a realização do contrato de financiamento, é necessária uma certificação do título por uma entidade independente que garanta a efetividade das ações ambientais previstas na operação. Não há participação do governo, mas organizações especializadas podem intermediar o negócio a partir da estruturação de projetos de desenvolvimento”.

O título tem como objetivo promover a redução de emissões de gases de efeito estufa na cadeia agropecuária, e com isso colaborar para as metas brasileiras de limitação do aquecimento global - instituídas pelo Acordo de Paris. O governo federal estima que os CPRs Verdes movimentem R$30 bilhões até 2025.

ecology gd5c8b2756 1920 1jpg

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/ecologia-vegetação-terra-plantar-4699482/

Quais os benefícios?

Como bem pontuado Flávia de Souza Marchezini e Eduardo Silva de Paula no artigo na Gazeta (2021), o CPR-Preservação bem como outros CPR-Verde não são títulos de crédito que traz qualidade ambientais, não é a emissão de dívidas de uma empresa com boa imagem ambiental ou transferência de propriedades de imóveis conservados ambientalmente. 

É uma possibilidade de ter mais rendimento, visto que as práticas sustentáveis têm diversos benefícios para o produtor rural bem como para sociedade e o meio ambiente. É uma tentativa de preservação da fauna e flora, mitigação do efeito estufa, além de melhorar e ajudar as atividades dentro do setor agropecuário nacional. 

“É a primeira vez que um produto do sistema financeiro tem como lastro as reservas ambientais, contribuindo para a preservação de nossas florestas, bem como nossos rios, campos e mangues” (Fausto Ribeiro, Presidente do Banco do Brasil - ESTADÃO, 2022).

money g5823d96bd 1920

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/dinheiro-lucro-finança-o-negócio-2696228/

Seria também uma tentativa de inserir as práticas e princípios ESG (Environmental, Social and Governance) dentro da atividade do agronegócio brasileiro? Uma vez que os investidores estão cada vez mais direcionando seus fundos para negócios que tenham mais que uma lucratividade, ou seja, que tenham preocupações ambientais e sociais, uma análise e gestão de riscos futuros. 

Você já tinha conhecimento sobre Cédula de Produto Rural Preservação? Inscreva-se para receber todas as nossas notícias e matérias no blog! 

Fonte:

BLOG ECCAPLAN, 2021

ESTADÃO, 2022

GAZETA, 2021