Skip to main content
Foto de Tom Fisk: https://www.pexels.com/pt-br/foto/casas-residencias-agua-sujo-5368119/

9 doenças que podem ser transmitidas pela água

É indiscutível a importância da água, ela é essencial a vida, fonte de alimentos, desempenha papel primordial para o comércio e todas as atividades humanas dependem dela, seja de maneira direta ou indireta.

Porém a água pode transportar consigo uma vasta quantidade de substâncias e microorganismos que podem ser muito prejudiciais à saúde podendo até levar à morte!

As chamadas doenças de veiculação hídrica têm uma conexão íntima com a falta de tratamento de água e esgoto, ou seja, onde há falta de saneamento básico o problema se torna gravíssimo. Essa água pode ser ingerida e causar problemas de saúde e em alguns casos o contato com a pele e com a mucosa pode desencadear danos à saúde.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/sujo-manchado-casas-residencias-5368119/

O que são doenças de veiculação hídrica?

De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) “doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas pela presença de microrganismos patogênicos (bactérias, como a Salmonella, vírus, como o rotavírus, e parasitas como a Giardia lamblia) na água utilizada para diferentes usos” Eventualmente, essas doenças podem atingir um maior número de pessoas causando surtos e em proporções ainda maiores as epidemias.” 

O Brasil está longe de ser um exemplo, pois ainda há quase 35 milhões de pessoas vivendo em locais sem acesso à água tratada, 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto e somente 49% dos esgotos no país são tratados (SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO, 2019).

Em 2019 foram registados no país cerca de 273.403 internações por doenças de veiculação hídrica. A incidência foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes, gerando gastos ao país de R$108 milhões, segundo o DataSUS (TRATA BRASIL, 2019). 

Um foco ainda maior de preocupação são as internações de crianças de 0 a 4 anos por doenças ligadas a àgua que corresponde a 30% do valor total, ou seja, 81,9 mil, sendo que 35 mil destas internações ocorreram no Nordeste, com a menor taxa registrada no Sul - 6,7 mil internações (TRATA BRASIL, 2019).

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/garotos-meninos-rapazes-sujeira-10629421/

Na pandemia do Covid-19 a importância da água limpa ficou evidente para todos os setores da sociedade, regiões onde havia falta de água e saneamento a propagação da doença foi mais acentuada, pois uma das medidas de prevenção era justamente lavar as mãos com água e sabão!

Vamos conhecer algumas das doenças de veiculação hídrica e seus impactos?

Diarréia por Escherichia coli (BLOG BRK AMBIENTAL, 2019): a bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, costuma viver de forma harmoniosa no intestino de animais de sangue quente, como aves e mamíferos. Porém, bactérias sofrem mutações genéticas facilmente, o que pode resultar no aparecimento de grupos de E. coli prejudiciais para a nossa saúde. A ingestão de água e alimentos contaminados com bactérias desses grupos específicos pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarréia aguda.
A diarreia pode ocasionar desidratação, o que é muito perigoso, principalmente para crianças, gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas. O tratamento desta doença envolve, principalmente, a reposição de líquidos e a manutenção de uma alimentação equilibrada.

Amebíase (ÁGUA BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE): é uma infecção causada por um protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. As principais fontes de infecção são as ingestões de alimentos ou água contaminados por fezes contendo cistos amebianos maduros.

Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extra- intestinal da doença. O quadro clínico varia, a pessoa pode apresentar desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, a uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucóide, acompanhada de febre e calafrios. Em casos graves, as formas trofozoíticas se disseminam pela corrente sanguínea, provocando abscesso no fígado, nos pulmões ou cérebro. Quando não diagnosticadas a tempo, podem levar o paciente a óbito. Os portadores assintomáticos, que manipulam alimentos, são importantes disseminadores dessa protozoose.

Cólera (BLOG BRK AMBIENTAL, 2019): a bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera, doença que se manifesta por meio de uma diarreia leve em 80% dos casos. A transmissão também ocorre por meio da ingestão de água e comida contaminadas. Dessa A falta ou condições precárias de saneamento básico, falta de cuidados com a higiene pessoal e manipulação inadequada de alimentos contribuem com a disseminação dessa doença.

Leptospirose (ÁGUA BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE): doença infecciosa aguda causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de animais infectados. Em áreas urbanas, o rato é o principal reservatório da doença, a qual é transmitida ao homem, com frequência, pela água das enchentes. O homem se infecta pelo contato da pele ou mucosas (dos olhos e da boca) com a água ou lama contaminadas pela urina dos ratos.

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/respingo-de-agua-906023/

Disenteria bacteriana (BLOG BRK AMBIENTAL, 2019): bactérias do gênero Shigella são os agentes causadores dessa doença. A transmissão dessa doença se dá pelo contato com água e alimentos contaminados e pelo contato direto com fezes de uma pessoa doente. A prevenção engloba o tratamento de água e esgoto, mas também ações simples relacionadas à higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições.

Hepatite A (ÁGUA BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE): é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas e até fulminantes (menos que 1% dos casos). A contaminação é fecal-oral, veiculação hídrica, pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional), alimentos contaminados e objetos inanimados.

Febre tifóide (BLOG BRK AMBIENTAL, 2019): é também uma doença relacionada à falta de um sistema adequado de tratamento de água e esgoto. O agente infeccioso causador dessa enfermidade é a Salmonella enterica do sorotipo Typhi, uma bactéria que pode gerar mal-estar, dores, febre, problemas intestinais e até cardíacos.

Dengue (ÁGUA BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE): doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Isso vai depender de diversos fatores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). Esta doença, também, é conhecida como Febre de quebra osso. A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.

Rotavírus (BLOG BRK AMBIENTAL, 2019): agente transmissor de gastroenterite. A doença tem transmissão hídrica e por alimentos contaminados. O contato entre pessoas saudáveis e contaminadas também é um fator de extrema importância para a disseminação da patologia, afetando indivíduos que trabalham em espaços fechados como hospitais, creches e escolas.

Como vimos, a água é fonte de vida, mas também pode causar doenças graves se não conservarmos e evitarmos a poluição! É importante sempre lembrar que: O mundo precisa de água, água de qualidade!


Referências:
ÁGUA BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE
BLOG BRK AMBIENTAL, 2019
CETESB
TRATA BRASIL, 2019
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO, 2019

água e esgoto, saúde