Reciclagem: como essa prática ajuda a preservar água

Reciclar é dar um uso para um determinado material após a sua primeira utilização. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n. 12.305/2010, a reciclagem é o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e, se couber, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária(Suasa)”. 

 

trash 3865352 1280

A reciclagem é boa para o meio ambiente, mas também para as pessoas. Reciclar auxilia na conservação dos recursos naturais, como por exemplo água, minerais, madeira, pois reduz a exploração de novas matérias-primas e além disso, para reciclar não é preciso muita energia em comparação com a utilização de novas matérias-primas para produção de produtos, e isso acaba gerando economia. Outros dois aspectos positivos resultantes da reciclagem é geração de renda e a diminuição da limpeza urbana e diminuição de emissões de gases causadores do efeito estufa, por exemplo, a produção de plástico resulta na emissão de uma grande quantidade de fumaça e consequentemente polui o ar (SAE, 2020). 

Você já ouviu falar de reciclagem de água?

De acordo com o SEBRAE (2016) "a água de reciclagem pode ser definida como proveniente de diferentes fontes de utilização humana. Após passar por rigorosos tratamentos, determinados pela legislação brasileira, pode ser utilizada para outros fins, ou seja, reutilizada”. A Instituição citada menciona que a reciclagem, ou reuso de água como também chamado, pode ser realizada de duas maneiras: indireta quando os efluentes líquidos são tratados e lançados nos mananciais hídricos, seja superficial ou subterrâneo (através da infiltração), para serem diluídos, e direta, quando os efluentes também tratados e conduzidos diretamente para o destino final, não sendo lançados no meio ambiente.

Alguns exemplos de reciclagem de água são: irrigação de culturas agrícolas; usos industriais (refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento); recarga de aquíferos; uso urbano (irrigação de parques, combate ao fogo, lavagem de ruas) e muito mais. Você também pode reciclar água dentro de casa, a captação e reaproveitamento de água da chuva, por exemplo, não requer uma grande estrutura, podendo ser captada por meio de telhados, calhas e terraços, e pode ser utilizada para fins não-potáveis (lavar o quintal, regar jardins, uso no vaso sanitário).

O papel tem uma das maiores taxas de reciclagem do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), “estima-se que, em 2016, 64% de todo papel apto à reciclagem foi recuperado – o equivalente a 4,8 milhões de toneladas. Além disso, a reciclagem desse material também contribui com a saúde do planeta, economizando água e energia: 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica são gerados a cada tonelada do material que é reaproveitada” (RECICLA SAMPA). 

Outro produto campeão da reciclagem são as latas de alumínio, com a ajuda do trabalho realizado por catadores, a taxa de reciclagem de latas de alumínio é acima de 90% todos os anos no país (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio - Abralatas).

cans 1679022 1920

Quais são os ganhos?

Os ganhos não só ambientais, mas também sociais e econômicos. Para o meio ambiente a reciclagem contribui para conservação da água, uma vez que a água está embutida em todos os processos de produção, seja de maneira direta ou indireta. 

Para a sociedade a reciclagem é um campo de atuação que pode ser explorada por pequenos negócios e abrir oportunidades no fornecimento de materiais ou prestação de serviços, com impacto em empregos diretos e indiretos. Para a economia reciclar reduz custos na conta de água!

Recicle mais! O mundo precisa de água, água reciclada 

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes para aprender mais sobre o universo da água:

Fontes:

Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n. 12.305/2010

RECICLA SAMPA

SAE, 2020

SEBRAE (2016)

 

água, reciclagem

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.